É com muita emoção que o blog conseguiu chegar as finais do concurso Top Blog categoria Literatura.Em menos de um ano o objetivo de influenciar no desenvolvimento de mais leitores universais se concretiza e com o apoio de vocês leitores é que o trabalho começa a ser reconhecido.
Agora nesses dias de campanha sentí a energia positiva dos meus alunos da escola PJR que abraçaram realmente a causa,pais, amigos das redes sociais, agradeço de todo coração o resultado que obtive graças a força de Deus e apoio incondiocional de vocês. Grato pela força de todos!
Mas a batalha está apenas começando, pois a votação continua para a escolha do primeiro, segundo e terceiros colocados. Seu voto é fundamental para que consiga alcançar o êxito de divulgar os benefícios que o hábito da leitura desenvolve na vida das pessoas.
Votem!!
O blog tem como intuito debater e discutir a riqueza que o mundo da leitura tem na vida de uma pessoa.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
PAULO COELHO.
RESENHAS 2011
LIVRO: O ALEPH
AUTOR: PAULO COELHO
EDITORA: SEXTANTE
SITE: www.sextante.com.br
@@@@@@@@@@@@@@@
O fenômeno Paulo Coelho um brilhante escritor brasileiro, sucesso no exterior em mais de 150 países, reconhecido por suas obras O Zahir, Maktub, Brida, As Valquírias, despertam o interesse de leitores por todo o mundo por trazer histórias com temáticas bem atrativas, mas tendo sempre aspectos motivacionais.
No livro O Aleph o escritor surpreende os seus leitores por trazer uma obra que segundo o próprio autor são experiências reais nos três continentes, Europa, África e Ásia (mas com boas doses de licenças poéticas) em que resolve transformá-las nesse sucesso de crítica. Logo de início o público irá ter boas surpresas, pois foge um pouco de suas características, porém proporcionam aos leitores que entendam a mente de uma pessoa que está abalada espiritualmente e acaba sendo prejudicada nos mais diversos aspectos de sua vida.
Paulo logo de início apresenta um pouco de sua maneira de ser bem ousado no que diz respeito à busca sempre da felicidade. Um exemplo de que não teme as mudanças na vida, resolve largar o emprego estável num gravadora de discos para viver de Literatura, ouvindo a intuição, transformando-se num escritor de renome internacional. Porém mesmo com todo o reconhecimento, algo deixava o autor bem deprimido e que tem relação direta na vida de uma pessoa: fé. Fator que está afetado negativamente favorecendo o seu questionamento espiritual. Foco principal de todo o livro tem como base a busca do autor pelo resgate do espiritualismo tão presente em etapas importantes já vividas.
Mas quem pensa que Paulo Coelho não teve dificuldades na vida está enganado. Com ajuda incansável de sua agente Mônica que nunca desistiu de tentar divulgar as obras do autor no exterior, demonstrando sempre persistência e determinação, simplesmente porque largou o curso de Engenharia para divulgar de porta em porta das editoras na tentativa de ter o reconhecimento das brilhantes obras escritas por seu amigo. Por um tempo, nada de interessante aconteceu, mas com a rapidez de um cometa no outro semestre gradativamente a dupla começa a ter respostas positivas para esse sucesso estrondoso. Iniciando uma avalanche de compromissos e viagens, encontro com leitores, reuniões com editoras, tardes de autógrafos, por diversos países no todo o mundo.
Num desses compromissos o autor acaba conhecendo uma garota de 21 anos, Hilal, que tem um ar misterioso que acaba chamando atenção por fazer referências a um texto publicado no seu blog em que afirma que foi escrito para ela. A partir daí acaba que inicia uma relação conturbada pela obsessão da garota em está perto do autor. Todo o enigma é desvendado quando a relação passa a ter uma vivência mais aproximada. O que posso adiantar é que a jovem foi violentada por um vizinho idoso fora de qualquer suspeita. Mas que mudou totalmente a sua maneira de encara a vida.
O outro mistério presente no livro faz referência à relação misteriosa de Hilal e Paulo Coelho. O que de tão forte liga a história dos dois? Essa é a questão que você leitor descobrirá durante a história e compreenderá essa relação tão forte que acaba tendo uma relação afetiva e seus motivos mais que surpreendentes.
No livro O Aleph também tem seu foco no aspecto motivacional: o pedir perdão, o ensinamento do Bambu Chinês, viver é experimentar, preocupação com o presente, manter a fé espiritual e sem dúvida manter o amor na sua vida.
Paulo Coelho é sem dúvida um autor que sabe escrever com ingredientes diversos que cada vez mais possibilitam que leitores por todo mundo tenham as chances de conhecer sua literatura excepcional.
Confiram!
Dionizio Netto
e-mail: oleitoruniversal@yahoo.com.br
domingo, 27 de novembro de 2011
LIVRO PARA FUTUROS MESTRES.
RESENHAS 2011
LIVRO: COMO VENCER NA VIDA SENDO PROFESSOR
AUTOR: HAMILTON WERNECK
EDITORA: VOZES
SITE: www.vozes.com.br
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Uma das profissões de maior importância na sociedade com um papel fundamental na construção de uma nação consciente, informada e desempenhando um papel social importante na formação de educandos para a vida tem com profissional, o professor.
O livro de Hamilton Werneck Como Vencer na Vida Sendo um Professor publicado pela Editora Vozes sendo um título que traz dicas de como um profissional tem que atuar na busca por conhecimentos, nas mudanças de posturas contra a acomodação. Porém tem um objetivo principal que durante boa parte do livro o autor explicita: Professores se orgulhem de sua profissão!
A obra teve uma grande importância no início de minha vida acadêmica, pois nos primeiros dias em que comecei a frequentar o curso de Pedagogia (com orgulho já estou prestes a me formar) necessitei de um livro que me incentivasse a ter uma consciência de que postura teria que adotar não só na vida pessoal, mas principalmente no campo profissional, para que fizesse de minha carreira algo que realmente marcasse positivamente a vida de meus futuros educandos. E deu certo, pois relendo o livro percebi o quanto as palavras de Werneck contribuíram para ser o professor que sou hoje.
”Diante de você há uma tela em branco apoiada num cavalete. Ela é sua vida profissional, a paisagem você já escolheu: é a sua profissão. Agora, cabe a você dar o colorido que você quiser e a iluminação que desejar” A frase causa que você pense em como irá completar o quadro com aspectos negativos ou positivos tanto na vida profissional como na vida pessoal. Outro fator interessante é que o autor comenta três dicas importantes para ler o livro:
· 1- Um cavalete para pintar o quadro do futuro profissional.
· 2- Uma tesoura para cortar o desnecessário.
· 3-Uma cadeira para dirigir o filme da vida.
Sem contar que também faz duras críticas aos profissionais da educação que surgiram por “acidentes” tendo uma indicação que o professor com esse perfil não pode ter contato com sua obra, justamente por contrastar com os ideais preconizados por todo o livro.
Werneck tem uma característica forte na maneira simples de escrever, sempre fazendo ligações com fatos do cotidiano de qualquer professor. No livro o autor discute aspectos: bons relacionamentos com os educandos, as parcerias que dão certo no contexto educacional, a capacitação dos profissionais que sempre buscam se atualizar para melhorias nas práticas pedagógicas, quais metas o educador tem que ter para o seu futuro. São alguns dos temas que Werneck de maneira direta aborda.
Outra característica do livro é que o autor possibilita que o leitor responda alguns questionamentos. Quais suas metas para o futuro? Que progressos profissionais obtiveram nos últimos dois anos? Por fim, uma avalição de como essa leitura influenciou positivamente ou negativamente numa possível mudança de postura.
De maneira magistral e dividida em capítulos o autor permite uma reflexão também sobre temas como: a aparência do professor, como falar em público, colocar os governos nos devidos lugares, como dirigir sua vida profissional. Mas um capítulo bastante polêmico e que está presente de maneira avassaladora nos núcleos escolares tem como título: Esmolar não é sua função. Em que o autor faz duras críticas, no que diz respeito à participação do professor em festa escolar em que delegado pela coordenação o professor tem que vender cachorro-quente, ficar em barraquinhas em que nada tem ligação com o aspecto pedagógico de sua profissão. Chegando a fazer uma comparação de que se médicos, advogados e psicólogos não são submetidos a tais atividades pelo simples fato de não aceitarem. Também na questão do material que por vezes o professor tem que tirar do próprio salário para comprar itens que a escola tem que disponibilizar, o autor é categórico em afirmar sua contrariedade em tal atitude.
No capítulo Suas palavras o autor explicita uma pesquisa que fez com estudantes sobre palavras positivas e negativas que seus professores já teriam dito em sala de aula. Os aspectos positivos funcionam com um estímulo para que o aluno continue tentando quando se tem uma dúvida demonstrando que tem capacidade para solucioná-lo. O professor que usa da palavra com forma de incentivo tem o carinho, respeito, confiança de seus alunos beneficiando uma relação harmônica e pedagogicamente propicia ao aprendizado. Porém da mesma forma que uma palavra pode edificar uma pessoa, palavras negativas devastam a possibilidade de aprendizado com a força de um tsunami. “Depois desta resposta recomendo-lhe feno.” ou “Você não tem futuro” São frases que infelizmente não estão tão distantes da realidade do espaço educativo. O professor deve ter um cuidado extremo com a maneira de se falar para que não provoquem verdadeiros traumas em seus educandos. Particularmente creio que uma relação harmônica sempre é a melhor maneira para conviver agradavelmente com as pessoas.
Um livro que foi um verdadeiro divisor de águas para ser o profissional que sou hoje. E com orgulho poder dizer: “SOU PROFESSOR!”
Confiram!
Dionizio Netto
e-mail: oleitoruniversal@yahoo.com.br
sábado, 26 de novembro de 2011
AGRADECIMENTOS...
O blog O Leitor Universal agradece todo o apoio dos leitores que fazem parte da história desse espaço dedicado à leitura sendo um verdadeiro sucesso. Nesses oito meses em que dedico publicar as percepções que tenho sobre as obras lidas, pode notar o quanto essa ferramenta é um excepcional elo para que cada vez mais possa influenciar pessoas a desenvolverem o hábito saudável da leitura.
O resultado do concurso Top Blog sairá na próxima terça-feira (29) em que do Top 30 serão escolhidos os três melhores da categoria. Na torcida pelo um resultado positivo e que o blog aproveite a oportunidade desse concurso sério, possa ter mais visibilidade e assim conquistar mais leitores universais.
Agradeço a força de todos pelos votos que o blog obteve para que tivesse nos trinta melhores blogs sobre literatura. Sem vocês o blog não teria alcançado um resultado bem expressivo!
Dionizio Netto
TODA CRIANÇA TEM DIREITO...
TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE LER O MUNDO
FABIANO DOS SANTOS
Toda criança tem o direito de ler as nuvens, os bichos, as pessoas, os lugares, as coisas.
Toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram dentro dos livros.
Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação.
Toda criança tem o direito de transportar os livros para sua cabeça.
Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos.
Toda criança tem o direito de ler na biblioteca na companhia dos livros.
Toda criança tem o direito de ler, em casa, com os pés para o ar.
Toda criança tem o direito de ler na sombra de uma árvore.
Toda criança tem direito de ler no aconchego com os pais.
Toda criança tem o direito de crescer com os livros, fazendo parte de sua vida e sua história.
Toda criança tem o direito de transformar a leitura em outra coisa.
Toda criança tem o direito de ler, escrever e reinventar o mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)