sábado, 4 de fevereiro de 2012

O PODER DE AGATHA.

RESENHAS 2012

LIVRO: ASSASSSINATO NO BECO

AUTORA: AGATHA CHRISTIE

EDITORA: NOVA FRONTEIRA


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Uma das autoras que mais admiro, Agatha Christie proporcionam aos leitores universais uma coletânea com quatro histórias com um ingrediente em comum: mistério.

No livro Assassinato no Beco contam diferentes tipos de crimes e seus respectivos desdobramentos, que prendem os leitores por apresentarem desfechos inusitados e com um vasto número de suspeitos, dificultam que de cara descubram quem são os verdadeiros criminosos, sendo um componente de grande sucesso na literatura mundial. Também por ter como personagem que desvendam esses crimes, Hercule Poirot, um excelente detetive que nos mais diversos casos com sua inteligência e popularidade consegue dar um desfecho para os mistérios aparentemente sem solução.

As histórias que estão reunidas no livro:

ASSASSINATO NO BECO

A história tem como foco uma misteriosa morte que acontece na Rua 14 do beco Bardsley Gardens. Mas como a cena do crime tem fortes indícios de um suicídio até entrarem em contato com Hercule Poirot. Para a surpresa de todos e com o sexto sentido aguçado, descarta a possibilidade de que a mulher tenha se matado, iniciando assim uma verdadeira caça para descobrir quem é o assassino. Em suas investigações o detetive descobre que a mulher estava sendo chantageada por alguma pessoa bem próxima, sendo um forte indício de um motivo para que fosse então assassinada. O que posso garantir que a identidade do criminoso causará uma grande surpresa! Com diversos suspeitos a história traz um suspense que o leitor se envolve com o enredo e tenta assim descobrir o criminoso.

O ROUBO INACREDITÁVEL

Saindo um pouco do aspecto que envolve morte, Agatha mostra outra vertente em que o interesse político é o grande tema dessa história. Um sumiço misterioso de um plano militar secreto, envoltos por uma visão de um suposto fantasma, faz dessa história uma trama em que a dissimulação faz-se presente para tentar despistar o olhar analítico de Hercule Poirot. Quem será que roubou o plano militar? Por qual motivo? Perguntas que serão respondidas na medida em que o leitor se envolve no enredo.

O ESPELHO DO MORTO

Posso garantir que é a trama mais envolvente do livro por trazer de forma mais latente algumas características fortes da autora. A história conta como personagem mais importante um homem muito rico, metódico, que tem por hábito convidar as pessoas para jantar em sua casa pontualmente chamado Gervase Chevenix Gore. Todos os convidados estavam a sua espera, porém sua demora provoca certa estranheza. Ao arrombarem a porta uma triste constatação, o homem havia cometido o suicídio. Hercule Poirot terá colocado a prova todo o seu potencial como detetive para tentar solucionar esse suposto suicídio. Mas com um total de 10 suspeitos, a história traz o componente de mistério para descobrir as verdadeiras causas da morte e seu possível assassino. Uma característica bem marcante que possibilita o leitor a se fazer parte da história é a presença de um mapa (pág.140) dando a chance de uma análise do local tendo uma sensação de ser um verdadeiro detetive. O desfecho mais uma vez é surpreendente.

TRIÂNGULO DE RHODES

Apresenta a destruição de um triângulo amoroso de uma forma bem simples por meio de veneno, mas que por descuido acaba matando a pessoa errada, atrapalhando as “férias ” de Hercule Poirot.

Quatro histórias que sem dúvida deixam os leitores que amam boas doses de mistério com vontade de conhecer mais a literatura dessa grandiosa autora, Agatha Christie.

Vale a pena conferir!

Dionizio Netto

Twitter: www.twitter.com/diohreal

Nenhum comentário:

Postar um comentário