quarta-feira, 9 de maio de 2012

SUCESSO NOVO CONCEITO.

RESENHA 2012
LIVRO: A ARTE DA IMPERFEIÇÃO
AUTORA: BRENÉ BROWN
EDITORA: NOVO CONCEITO
@@@@@@@@@@@@@@@
O livro A arte da Imperfeição da autora Brené Brown é um lançamento da Editora Novo Conceito que sempre traz para o seu público grandes sucessos literários do Brasil e do mundo.
Com seu foco essencialmente informativo, no estilo Autoajuda trata do comportamento humano, autoestima, valores, a resiliência, mas a mensagem principal de toda a obra define-se numa única palavra: autoaceitação. Na frase que traduz o nosso sentimento de como devemos nos valorizar (pág 14):
É muito importante o quanto nos conhecemos e compreendemos, mas existe algo que é ainda mais essencial para uma vida integral e plena: amar a nós mesmos”.
Sabe-se que esse amor próprio é o grande questionamento que afeta os relacionamentos das pessoas, que por vezes exageradamente o outro, mas não sente o amor devido para si.
Sem um texto com explicações teóricas mirabolantes, Brené consegue transmitir mensagem com exemplos reais e assim favorece que o leitor compreenda, portanto reflita sobre o tema apresentado.
Um dos exemplos de mudança na postura para que abra as janelas da felicidade é viver plenamente. Aproveitar os momentos de diversão, de escolhas, relacionamentos, não deixando que despenque no abismo do receio, que faz com que se bloquei para as diversas oportunidades que a vida apresenta. Jogando cada vez mais longe da janela da felicidade.
Com um título bastante sugestivo A Arte da Imperfeição Brené traz aos leitores a importância de assumir que não somos deuses, portanto somos imperfeitos. Mesmo com a correria do cotidiano e a cobrança de perfeição, sabe-se que não existe em sua totalidade, pois o ser humano é falho.
Quando se diz imperfeito está fazendo referência que possuem qualidades e defeitos, mas buscando sempre manter o equilíbrio.
Mas essa perfeição para demonstrar aos outros que se é perfeito, que não tem momentos de insegurança, usando assim uma “máscara”. Uma qualidade para que realmente assuma a sua imperfeição é sendo autêntico, como citam as frases (págs. 78 e 85):
A autenticidade é a prática diária de abandonar quem nós pensamos que devemos ser e assumir quem somos
“O que realmente difícil e realmente espantoso, é desistir de ser perfeito e começar o trabalho de ser você mesmo.”
No livro outros ensinamentos são apresentados aos leitores: aceitar a si e ao próximo, confiar em si mesmo, ser verdadeiros conosco, abandonar o que os outros pensam (influências dos outros), não revidar as agressões que venham a sofrer, explorar e aceitar o poder do amor. São alguns dos temas que serão apresentados com exemplos que beneficiam o entendimento.
A arte da Imperfeição traz todo o esforço da pesquisa da Benné Brown para mostrar aos leitores que devemos amar primeiramente a você mesmo e que não somos perfeitos.
Confiram!!!
DIONIZIO NETTO
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário