domingo, 21 de agosto de 2011

O VELHO PÁSSARO DA LUA.


RESENHA 2011

LIVRO: O VELHO PÁSSARO DA LUA.

AUTOR: ANTÔNIO BARRETO

EDITORA: FTD


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O velho pássaro da lua conta à história de como um livro tem o poder de transformar a vida de uma pessoa. O autor narra à história de um garoto que sofre as dificuldades da vida, mas que tem um sonho que contrasta com sua realidade: tornar-se um escritor. Fato que a história tem um fator comum em minha vida, o gosto alucinado por leitura.

Tudo começa quando o garoto sente que algo de inusitado vai acontecer com ele. Seu pressentimento de fato acontece, por uma simples atitude de uma professora que modificará completamente a visão de expectativas de sucesso no futuro. Sua professora presenteia o garoto com um livro. (Atitudes cada vez mais escassas na realidade. ATENÇÃO PAIS, UM EXCELENTE PRESENTE PARA SEUS FILHOS E COM CERTEZA MUDARÁ PARA SEMPRE SUA POSTURA EM RELAÇÃO À VIDA! DÊ LIVROS, CONTRIBUA COM A CONTRUÇÃO INTELECTUAL DE SUE FILHO).

A professora diz para o menino que leia e releia quantas vezes for necessário. Sem ao menos dar folga, o livro passa a ser uma excelente companhia para qualquer lugar que vá. Com a ideia na cabeça o menino lê incansavelmente e chega ao ponto de concertar as folhas do livro tão velhinho com medo de perdê-lo. (Bem parecido com minhas atitudes).

Com o pensamento fixo no seu sonho, depois de muitas noites escrevendo com auxílio de uma vela, o garoto começa a escrever seu livro e tendo bastante dificuldade, consegue terminar.

Setenta anos depois o agora senhor, tendo seu sonho de infância realizado, pois se tornou um grande escritor. Após lembrar-se do passado, resolve voltar na escola onde estudou e teve o interesse pelo mundo da leitura despertado. Chegando lá, pensava que já estivesse sido esquecido e o autor tem uma grata surpresa: seu livro continua sendo usado na escola em que estudou. Bastante emocionado, honrado percebe que o livro não tem um prazo de validade, mas uma vez escrito estará eternizado.

O que mais deixou de reflexão, para que os leitores pensem é que o livro tem a força de transformar uma realidade, muitas vezes irreversível. Como foi o caso do menino que morava numa cidade no interior sem expectativa de crescimento, por intermédio do hábito da leitura possibilitou que mudasse sua história quase que já traçada.

O autor foi feliz em criar uma história que fortifique os diversos benefícios que a leitura proporciona. Assim difundir numa “corrente do bem” que nossa sociedade perceba o quanto a leitura possibilita ter uma visão crítica, aquisição de conhecimento, vivenciar situações inusitadas, que sentado no sofá de casa você pode fazer. Afinal, leitura também é um exercício! 


2 comentários:

  1. Esse livro foi simplesmente decisivo na minha infância. Foi um dos primeiros livros que li e através dele eu descobrir o prazer e o conhecimento que as letras transmitem.

    ResponderExcluir
  2. minha professora leu pra mim e adorei nunca esqueci

    ResponderExcluir