sexta-feira, 10 de junho de 2011

O MENINO DO DEDO VERDE.

                                                                  RESENHAS 2011
LIVRO: O MENINO DO DEDO VERDE
AUTOR: MAURICE DRUON
TRADUÇÃO: D. MARCOS BARBOSA
EDITORA: JOSÉ OLYMPIO
                                        ##################################
O livro O MENINO DO DEDO VERDE conta a história de Tistu, um garoto que é filho de pais ricos, donos de uma fábrica, sonhando com uma possível sucessão na frente dos negócios.
Porém o garoto sofre uma dúvida, por que terá contato com dois professores e ensinamentos diferentes: Senhor Trovão que ensina a realidade da fábrica. Totalmente ao contrário do Senhor Bigode que inicia um trabalho no ramo da botânica, transformando o garoto num verdadeiro guardião do meio ambiente. Com seu dedo verde consegue fazer florescer em locais inimagináveis.
Tistu terá que lutar bastante contra os problemas sociais que enfrentará, dando um real sentido de cuidado com tudo que faz parte da Terra, defendendo simplesmente um mundo melhor.
Sabe quando um livro supera a expectativa do leitor que não é o foco da faixa etária? Pois foi o que ocorreu. O enredo que não se restringe apenas a um determinado público, mas traz ensinamentos importantes na nossa vida. Função primordial, refletir sobre o que foi lido.
A começar por uma frase que fez- me pensar sobre a maneira que conduzo minha vida (p.77): ”Uma flor que cresce é uma adivinhação, que recomeça a cada manhã.” Sem dúvida uma lição divina. Tistu é um personagem literário que reflete milhares de pessoas no mundo envolvidos na luta para preservar o meio ambiente.
Quem não queria ter um dedo verde capaz de solucionar os problemas que afetam a nossa sociedade? Todos. No livro o autor realmente quis salientar o quanto nossa sociedade está em constante declínio com alguns exemplos citados na história:
·         O tratamento precário dos presos e a falsa ideia de “recuperar”
·         As condições dos animais que vivem em cativeiro
·         As péssimas moradias encontradas nas cidades (favelas)
·         A guerra incansável peça riqueza
·         Exploração exagerada dos recursos naturais
Uma obra que trabalha valores muitas vezes esquecidos na correria do cotidiano (amor, respeito, responsabilidade, compaixão).
O grande segredo para que se entenda o motivo de Tistu ser um menino especial é... Só lendo o livro para que se revele a verdadeira identidade do garoto. Confira!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário