terça-feira, 16 de agosto de 2011

BULLYING, MENTES PERIGOSAS NAS ESCOLAS.


RESENHAS 2011
LIVRO: BULLYING, MENTES PERIGOSAS NA ESCOLA
AUTORA: ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA
EDITORA: FONTANAR
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Um dos temas que frequentemente ganha destaque na mídia, por um caráter de violência, tirania, maldade, o bullying sempre existiu, mas não tinha um estudo tão forte como nos dias atuais. Com uma frase bem emblemática ”A lei dos mais fortes e o silêncio dos inocentes”, a autora inicia uma leitura sobre um problema que cada vez mais prejudica o desenvolver saudável do ambiente escolar. Deixando em suas vítimas verdadeiros traumas que podem evoluir para doenças psicológicas graves.
O termo bullying é de origem inglesa e qualifica ações que envolvem violência, sendo que não admite tradução para o português. A abordagem da linguagem empregada da autora, possibilitando aos leitores que percebam como identificar os ataques de fúrias daqueles que se sentem bem em atormentar suas vítimas.
Ana Beatriz demonstra as tipologias de bullying existentes podendo ser: verbal, físico-mental,  psicológica, moral, sexual e virtual. Cada maneira de agressão diferenciada, mas mantendo sempre o fio condutor, que é violentar de qualquer maneira sua vítima e assim perpetuar cada vez mais seu domínio. Justamente por que os líderes são aqueles alunos populares, tendo sempre uma “turminha” que apoiam esse tipo de atitude violenta.
O livro chamou a minha atenção pelo fato de ser professor e presenciar de maneira sútil, “brincadeiras” que devem ser banidas do convívio escolar e adquirir um conhecimento do assunto mais aprofundado.
No bullying existem três grandes “protagonistas”, são eles: vítimas, agressores e expectadores. Mas a autora deixa claro que o expectador que não toma coragem de denunciar, ajudar, se acovarda, também é semelhante ao agressor.
Mas o que deixou de uma forma mais clara faz referência à contribuição dos pais na educação de possíveis agressores no futuro. Aqueles pais que não educam para a vida, visando o imediatismo, pode se dizer que são os pais do “deixa pra lá” ficam cegos e contribuem com as personalidades manipuladoras, característica marcante na personalidade dos bullies, ou seja, pessoa que pratica o ato de agredir. A escola também pode contribuir na percepção dessa personalidade violenta, impedindo que o jovem desenvolva assim esse aspecto negativo. Mais uma vez a parceria escola-família é fundamental para que seja possível educar cidadãos para a vida.
O capítulo que favorece um entendimento que qualquer pessoa já sofreu, ou poderá sofrer esse tipo de agressão, tem como os principais personagens, pessoas famosas, que usaram desse problema, reverteram à situação e hoje são bem sucedidas. Mesmo por que a vítima do bullying não terá seu destino predestinado ao fracasso, tem que superar a dificuldade, com muito esforço usando os problemas numa espécie de mola. São elas: o nadador multicampeão Michael Phelps, atriz Kate Winslet, o ator Tom Cruise, diva do pop Madonna, o jogador David Beckham e o diretor de filmes Steven Spielberg.
O bullying não somente necessita de agressão física com já dito anteriormente, mas os ataques por meio da internet configuram um grau de covardia e massacram ciberneticamente a vítima, dando um foco a uma nuance dessa violência: ciberbullying.  Que apenas num clique você agride e dissemina conteúdos difamatórios, racistas, intolerantes, na velocidade das evoluções tecnológicas, prejudicando milhares de pessoas por todo o mundo. E cresce os casos de agressão por causa do uso da internet, para prejudicar as pessoas.
As notícias bem atuais dos casos de bullying no mundo faz com que o leitor compreenda e relembrem casos de grande repercussão em diversos lugares.
Ana Beatriz trouxe uma temática bastante importante e que por causa dos grandes casos que assombram a vida de diversos educandos, para que possamos interferir de maneira direta no resgate de uma palavra importante para um convívio harmônico em sociedade: tolerância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário