terça-feira, 21 de junho de 2011

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO.

RESENHAS 2011
LIVRO: DIÁRIO DE UMA PAIXÃO
AUTOR: NICHOLAS SPARKS
EDITORA: NOVO CONCEITO
TRADUÇÃO: RENATO MARQUES DE OLIVEIRA
##########################
O livro do autor Nicholas SparksDIÁRIOS DE UMA PAIXÃO é um tremendo sucesso no mundo todo, por trazer o amor entre duas pessoas como algo atemporal. Seus sucessos já foram vistos por milhões de pessoas na telinha do cinema como: UM AMOR PRA RECORDAR, A ÚLTIMA MÚSICA, QUERIDO JOHN. Sempre trazendo ensinamentos em suas obras, transformando-se no queridinho dos adolescentes.
No livro DIÁRIO DE UMA PAIXÃO, conta a história de NoahCalhoun e Annie Welson que por intermédio de dois amigos, Fin e Sarah, que os apresentam num festival de música, iniciam um tórrido romance de verão na adolescência, mas por causa da distância ambos se separam. Só que para Noah essa história de amor não teve um ponto final, sempre revivendo em seus pensamentos os bons momentos em que viveram naquele verão.
Por muitas vezes através de cartas para Annie tentou uma reaproximação, mas nunca obteve uma resposta (lendo o livro você se surpreenderá com o motivo que sua amada nunca respondeu suas correspondências). Mas com toda história de amor, sempre tem algo que refaça o eixo de ligação. Nesse caso dá-se por causa de um artigo de jornal em que se fala da casa em Nova Berna. Annie que está noiva de Lon, não pensa duas vezes e vai até a cidadezinha para obter algumas informações e rever seu eterno amor, Noah.
Nesse reencontro após anos de expectativas, ambos ficaram perplexos quando se viram e assim inicia um turbilhão de emoções. Será que Annie deixará seu noivo para reacender a chama do amor? Viverão juntos por muito tempo? São questões que você leitor irá descobrir ao se apaixonar por uma narrativa bem elaborada por Nicholas Sparks.
A maior lição que percebi ao ler o livro foi que o amor supera e muito as barreiras cruéis do tempo. O que Noah fez de forma intensa e verdadeira, demonstra o quanto o poder do amor é algo realmente divino. Também há outro aspecto que o autor desmistificou, vem colocar o homem como o personagem que sofre por amor, sendo assim provar que eles possuem sentimentos, que o “machismo” por diversas vezes impedem que expressem.
Uma caraterística do autor faz referência ao quesito sofrimento. Não sendo diferente no Diário DE UMA PAIXÃO, Noah sofre durante anos por um amor de adolescência. O que faz com que por diversas vezes nos identificamos com algumas situações presentes na sua história (no meu caso as mais tranquilas!). Por isso que o sucesso é imenso por sempre trazer a temática amorosa sempre com boas doses de lágrimas e saudades. Certamente pensamos se existe possibilidade de uma pessoa se apaixonar na juventude e nunca esquecer-se de tal experiência. Acredito que o primeiro amor agente nunca esquece...
Há uma frase que resume bem o sofrimento de Noah e Annie, sendo de uma obra do autor chamada UM AMOR PRA RECORDAR:
                                              “Nosso amor é como o vento, não posso ver, mas posso sentir”.
Se você gosta de uma excelente história de amor totalmente possível, não pode deixar de ler DIÁRIO DE UMA PAIXÃO.
Simplesmente apaixonante.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ESCOLA PJR INCENTIVA A LEITURA.


Os alunos do quinto ano “alfa” e ”beta” da escola PJR do município de Paracuru, fizeram um trabalho primoroso no desenvolvimento da criança leitora. O livro que foi trabalhado em sala de aula AS ASAS DE JOEL, possibilitou que os educandos fossem se envolvendo com a trama de Joel, um garoto que tem problemas de convivência tendo um sonho: voar. Nisso o garoto se envolve em diversas confusões para que esse desejo possa ser realizado.
O autor Walcyr Carrasco que está atualmente no ar com a novela Morde e Assopra é um verdadeiro sábio na arte de escrever encanta a todos com suas histórias envolventes, sempre tendo bons ensinamentos. No livro AS ASAS DE JOEL, retrata o poder transformador que uma amizade tem na vida de uma pessoa.
Num trabalho de leitura diária, discussão por duas semanas, os educandos leram o livro sem pressão, transformado esses momentos em agradáveis experiências e assim promovendo a aquisição do importante e indispensável hábito de ler.
O último passo desse belo trabalho foi uma produção do seu próprio livro em que contam a sua visão sobre a história, sendo tanto o autor como ilustrador, desenvolvendo corretamente e de maneira prazerosa dois hábitos fundamentais: a leitura e escrita. E assim contribuindo para que mais leitores se façam presentes na sociedade.
PARABÉNS A TODOS PELA DEDICAÇÃO...
PJR NOSSO ALUNO FAZ A NOSSA HISTÓRIA!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

KELLY MARTOER E A MÁQUINA DO TEMPO.

RESENHAS 2011
LIVRO: KELLY MARTOER E A MÁQUINA DO TEMPO.
AUTORA: NATÁLIA AZEVEDO DE CARVALHO
ILUSTRAÇÃO: JOTAH
EDITORA: FTD
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Kelly Martoer e a Máquina do Tempo, narra à história de uma garota que descobre que é bruxa, tendo uma missão de revelar os feitiços que apenas a “Escolhida” teria acesso. Porém, uma terrível porção faz com que sua avó e a mãe adormeçam no mais sono profundo. Não tendo uma solução nos livros de feitiçaria, recorre à ajuda de sua amiga Vivi, do seu pai e de um fantasma chamado Edgar, para que reative a máquina do tempo, buscando o antídoto para salvar as pessoas que mais ama.
A história contada por Natália Azevedo acontece em terras Brasileiras na cidade de Nova Friburgo Rio de Janeiro. Já fazendo um trabalho de valorização da nossa identidade desse imenso país chamado Brasil. Alguns aspectos são importantes, referem-se às ilustrações e formatação textual (receitas dos feitiços), fazendo com que o leitor tenha uma proximidade com a história.
Os temas centrais são fundamentais para o sucesso da narrativa, sendo eles: bruxaria e a possibilidade de se voltar no passado. Deixam o leitor curioso e ainda mais interessado pelo o que o autor inventou.
No fim do livro a destemida Kelly, descobre o segredo de sua nova amiga Emily. Também tem a batalha final entre o bem e o mal. Mas quem será que vencerá esses embates entre bruxas? Confira!

terça-feira, 14 de junho de 2011

COMPROMETIDA.

 RESENHAS 2011
LIVRO: COMPROMETIDA
AUTORA: ELIZABETH GILBERT
EDITORA: OBJETIVA
               @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
A autora do best seller “COMER REZAR AMAR”, Elizabeth Gilbert traz num guia de vida um livro com uma temática bem viva na sociedade: casamento.
Tão polêmico, que autora retrata no enredo sobre as descobertas interessantes em relação ao matrimônio em outras culturas, pois quando deparamos com as diversas formas existentes na sociedade ficamos surpresos com as informações reveladas na narrativa.
Ao começar que Elizabeth tem um romance com Felipe (brasileiro quente) e viajando pelo mundo, presenciam de perto o real sentido do casamento. Mesmo tendo uns probleminhas com essa linda história de amor. Como Felipe viaja bastante revendendo pedras preciosas, constantemente visita as terras americanas diversas vezes por ano. Porém, justamente quando tomam coragem para morarem juntos, a imigração impede que Felipe fique nos Estados Unidos (acabando preso, coitado!). Nisso começa uma corrida louca para legalizá-lo e assim definitivamente morar com Liz e assim constituir uma bela família.
Como não podem se encontrarem tranquilamente, resolvem viajar pelos lugares mais improváveis, vivendo situações estressantes e conhecendo como o casamento evoluiu até os dias atuais. Uma dessas informações fornecidas pela autora retrata com uma sociedade among encara o matrimônio. Nesse intercâmbio cultural Liz pode observar que mulheres só interagem com mulheres e homens com o universo masculino. Também ficamos sabendo num contexto histórico alguns exemplos de casamentos, como:
·         No sul da Índia a noiva pode ser “dividida” entre os irmãos.
·         Na Roma Antiga o casamento entre homens ricos eram reconhecidos.
·         Na Europa medieval o casamento entre dois irmãos eram comuns.
Exemplos esses que no nosso conhecimento ocidental trazem questões ainda como tabus. Também a autora traz com um humor bem realista situações bem próximas daquilo que conhecemos sobre o tema. Com uma citação de um ditado polanês (p.121): “Antes de ir para a guerra, reze uma oração. Antes de ir para o mar, reze duas orações. Antes de se casar reze três.” Que relata o pensamento de muitas pessoas que atribuem ao casamento com uma porta para uma “prisão”.
Elisabeth e seu amado Felipe viajam para alguns lugares conhecendo sua cultura e aproveitando e vivendo numa espécie de nomadismo, pois com essa questão da não legalização a cada viagem moravam em um lugar diferente (Dali, Luang Prabang, Austrália...).
Ao lermos o livro o leitor fica interessado na evolução da concepção de casamento em que tanto o casal fugia, com os conhecimentos da pesquisa da autora, provocando uma relação harmônica da narrativa com os conhecimentos históricos.
Os capítulos finais trazem o momento em que Elizabeth vai mudando seu modo de pensar tirando o “rótulo” de casamento com um sentido negativo. Também na solução do caso de Felipe que finalmente será legalizado. Mas será que Liz vai querer realmente se casar com seu amado? O que posso afirmar que após ler o livro, você não terá a fórmula de um casamento perfeito, porém a convivência pode ser o ponto chave para viver feliz com a pessoa que você ama!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O MENINO DO DEDO VERDE.

                                                                  RESENHAS 2011
LIVRO: O MENINO DO DEDO VERDE
AUTOR: MAURICE DRUON
TRADUÇÃO: D. MARCOS BARBOSA
EDITORA: JOSÉ OLYMPIO
                                        ##################################
O livro O MENINO DO DEDO VERDE conta a história de Tistu, um garoto que é filho de pais ricos, donos de uma fábrica, sonhando com uma possível sucessão na frente dos negócios.
Porém o garoto sofre uma dúvida, por que terá contato com dois professores e ensinamentos diferentes: Senhor Trovão que ensina a realidade da fábrica. Totalmente ao contrário do Senhor Bigode que inicia um trabalho no ramo da botânica, transformando o garoto num verdadeiro guardião do meio ambiente. Com seu dedo verde consegue fazer florescer em locais inimagináveis.
Tistu terá que lutar bastante contra os problemas sociais que enfrentará, dando um real sentido de cuidado com tudo que faz parte da Terra, defendendo simplesmente um mundo melhor.
Sabe quando um livro supera a expectativa do leitor que não é o foco da faixa etária? Pois foi o que ocorreu. O enredo que não se restringe apenas a um determinado público, mas traz ensinamentos importantes na nossa vida. Função primordial, refletir sobre o que foi lido.
A começar por uma frase que fez- me pensar sobre a maneira que conduzo minha vida (p.77): ”Uma flor que cresce é uma adivinhação, que recomeça a cada manhã.” Sem dúvida uma lição divina. Tistu é um personagem literário que reflete milhares de pessoas no mundo envolvidos na luta para preservar o meio ambiente.
Quem não queria ter um dedo verde capaz de solucionar os problemas que afetam a nossa sociedade? Todos. No livro o autor realmente quis salientar o quanto nossa sociedade está em constante declínio com alguns exemplos citados na história:
·         O tratamento precário dos presos e a falsa ideia de “recuperar”
·         As condições dos animais que vivem em cativeiro
·         As péssimas moradias encontradas nas cidades (favelas)
·         A guerra incansável peça riqueza
·         Exploração exagerada dos recursos naturais
Uma obra que trabalha valores muitas vezes esquecidos na correria do cotidiano (amor, respeito, responsabilidade, compaixão).
O grande segredo para que se entenda o motivo de Tistu ser um menino especial é... Só lendo o livro para que se revele a verdadeira identidade do garoto. Confira!!!!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O MAR DE MONSTROS.

                                                      RESENHAS 2011
LIVRO: O MAR DE MOSNTROS
AUTOR: RICKY RYORDAN
EDITORA: INTRINSECA
      ***********************************************************
 A saga do herói Percy Jackson agora tem um novo capítulo- O MAR DE MOSNTROS. O garoto meio sangue junto com sua fiel escudeira Annabeth, lutarão contra as forças malignas que assombram o Acampamento Meio Sangue.
Porém, um novo parceiro aparecerá para ajudá-los a solucionarem os problemas. Seu nome é Tyson, um grandalhão que estuda na nova escola de Percy, Meriweter localizada no bairro Tribeca.
O trio terá que ir até o Mar de Montros, salvar o amigo Grover que está preso na ilha de Polifeno e pegar o precioso Velocino de Ouro (como se fosse um antídoto). Pois a árvore que protege o acampamento, Thalia foi envenenada, enfraquecendo os limites, facilitando assim a entrada dos monstros.
O volume dois da saga do garoto Percy Jackson, só fortifica a bela história que mescla os conhecimentos mitológicos gregos com aspectos atuais.
No O MAR DOS MONSTROS já nota-se na construção do herói um pouco mais experiente, mas sem deixar que o caráter jovial fuja do personagem. Dando ao leitor infanto juvenil uma ligação com os novos estilos de super-heróis que surgem, tendo características como poderes juntamente com aspectos humanos, no caso do garoto dislexia e TDA.
O autor Ricky Riordan traz para público aventuras que dão um tom ágil na história. Percy & Cia. Vivenciam experiências como: brincar de queimada com gigantes, corrida de táxi com as Irmãs Cinzentas que intercalam um único olho; corrida e um ataque de pássaros selvagens; um encontro com uma Hidra gigante; a transformação de Percy em porquinho da Índia; luta contra Polifeno. São alguns dos momentos emocionantes da história.
A saga Percy Jackon proporciona um interesse pela temática sobre a Grécia Antiga, provocando uma vontade de conhecer mais sobre o assunto.
Agora é só aguardar o volume três A MALDIÇÃO DE TITÃ que certamente trará mais fortes emoções.
E pegar sua Contracorrente e ficar atento se algum mostro atacar...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ALUNOS VENCEDORES.


Os alunos da escola pjr de paracuru, participaram de uma olimpíada de matemática e tiveram um excelente desempenho.
QUINTO "ALFA"                                   
RENAN                                                                              
GUSTAVO FELIPE
MAYRA                               
CAMILA


QUINTO "BETA"
LETICIA
LEÔNIDAS
ARTHUR E WERISON
PARABÉNS!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

VIAGEM AO OUTRO LADO DO MUNDO.


RESENHAS 2011
LIVRO: VIAGEM AO OUTRO LADO DO MUNDO
AUTOR: RONI WALTER JATOBÁ
ILUSTRAÇÃO: LÚCIA BRANDÃO
EDITORA: POSITIVO
*****************************************************************************
O menino Murilo vive na zona rural numa comunidade chamada Vila Nova. O garoto tem uma bela surpresa, pois seu pai proporcionará um sonho de menino do interior: conhecer a grande cidade de São Paulo. Porém essa viagem trará uma péssima experiência...  de ficar perdido num lugar tão grande e  assustador.
O livro ”VIAGEM AO OUTRO LADO DO MUNDO” explicita dois fatos que acontece, no nosso país: o aumento do número de desaparecidos e a grande quantidade de moradores nas ruas do nosso imenso Brasil.
O personagem Murilo tem o sonho de conhecer cidade de São Paulo, acaba tendo essa experiência de se perder de seu pai nometrô ,  sentindo na pele  a realidade de quem mora nas ruas. A própria história faz com que o leitor pense um pouco sobre esse problema socialque cada vez mais cresce em nosso país.
Acompanhe a história de Murilo para saber com será o final dessa narrativa...