quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A GRANDE DECISÃO.

RESENHA 2011
LIVRO: A GRANDE DECISÃO
AUTOR: ÁLVARO CARDOSO GOMES
EDITORA: FTD
ADOTADO: SÉTIMO ANO ESCOLA PJR
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
 O livro A Grande Decisão trata de temas bem freqüentes no mundo dos jovens, abordados magistralmente pelo autor, que dá um tom leve a narrativa, mas com um cunho altamente educativo.
Na história o personagem principal Marcelo, se verá em diversos dilemas que terá que solucioná-los, sendo destacados: o primeiro amor, escolha de que grupo pertencer, paixão pelo esporte, amor não correspondido e o foco de maior reflexão no livro, a violência entre os jovens. Pois é um fator que preocupa a todos, justamente por um caráter de intolerância, sem respeitar as diferenças existentes na sociedade.
Marcelo é um garoto “baixinho” que tem medo da turma do TUTA, mas que por medo, se presta a fazer os piores papéis, para se fazer parte do grupo e assim deixa de sofrer ataques de seu bando. Mas quando começa a ser “aceito” pelo grupo dominante, surge o Foguinho que colocará uma dúvida na cabeça do garoto: “Que grupo farei parte?” É uma questão que transcorrerá toda a trama de Álvaro.
Saindo do aspecto da violência, uma questão no livro retrata bem o cotidiano de todos, que é a relação conturbada entre irmãos. Que logo de inicio faz com que o leitor se identifique com as situações descritas de maneira bem divertida. Marcelo sofre com a perseguição implacável de sua irmã, Clarice. Uma relação conflituosa, porém como verdadeiros “cães e gatos” se gostam apesar dos diversos problemas.
No aspecto sentimental há dois pontos que merecem destaque: o amor que Marcelo tem pela Letícia e a perseguição sofrida de uma garota após uma festa junina. Duas situações vividas, mas que demonstra o turbilhão de emoções sofridas pelos jovens. Marcelo gosta de Letícia, mas não é correspondido, também é perseguido pela Olívia Palito, porém é o garoto que não quer nada. Mas qual pessoa não passou por uma situação tão embaraçosa? E com quem será que Marcelo irá namorar? Só lendo o livro para saber...
E no fim Marcelo escolherá ser da turma do Tuta ou do Foguinho?
O que posso garantir que o autor reservou boas surpresas...
Boa leitura!
Dionizio Netto
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário