segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O FUTURO DA HUMANIDADE.

 RESENHAS 2011
LIVRO: O FUTURO DA HUMANIDADE.
AUTOR: AUGUSTO CURY.
EDITORA: ARQUEIRO.
@@@@@@@@@@@@@@@@@
O livro PODER DA HUMANIDADE do autor Augusto Cury sem dúvida surpreende os amantes de uma boa literatura, pois sai do gênero auto-ajuda para ingressar no seu primeiro romance de uma excelência avassaladora. A trama central da narrativa tem como foco principal: as transformações sofridas pela sociedade, assuntos polêmicos sobre a medicina, a indústria farmacológica, os preconceitos existentes no âmbito social, as noções científicas e conhecimentos sobre o vasto universo da Psicologia. São alguns dos assuntos que a história aborda.
A história se inicia, quando um aluno universitário chamado Marco Polo ingressa na universidade de Medicina, repleto de sonhos para o primeiro dia de aula. Mas seus desejos, pensamentos, ideias sofreram um baque com a realidade encontrada no sistema acadêmico. No primeiro dia de aula, os estudantes tiveram aula de anatomia na qual iniciariam as primeiras noções sobre o corpo humano. Só que o jovem, repleto de questões a serem respondidas, não compreende como aquele corpo não tem uma importância histórica que não é respondida. Ao questionar o professor sobre o passado daquele indigente, Marco compreende que o ambiente acadêmico não vê com bons olhos os alunos questionadores. Obtém apenas uma resposta ríspida, mas que só contribuem para a curiosidade de saber a história daquele homem.
Nisso começa uma verdadeira investigação sobre o passado sobre o corpo que foi estudado na faculdade. Ao buscar mais informações acaba tendo o conhecimento sobre um amigo que conheceu Poeta da Vida (seu apelido), começa a se aproximar de Falcão que sofria de uma doença psicológica.
A partir desse encontro o jovem estudante de Medicina começa o adentrar em questões que envolvem conhecimentos psicológicos e cada vez mais se interessa pela área da Psicologia. Nisso Augusto Cury promove uma série de temas para que sejam refletidos pelos leitores, mas que por meio de uma literatura simples, possibilita entendermos noções de Psicologia, como os alguns médicos perdem a sensibilidade com os pacientes, os preconceitos sofridos pelas pessoas que tem algum transtorno psíquico, o poder de boas palavras na melhoria de pacientes. Numa narrativa forte, porém com assuntos bem presentes na nossa sociedade que sofrem com a doença do século: depressão.
Outro fator importante na história e que levanta dúvidas sobre as indústrias farmacológicas e numa possível falta de interesse em obter a cura para algumas doenças.  “Se as poderosíssimas indústrias farmacêuticas dependem da existência de doentes para vender seus produtos, qual o interesse que elas têm em seu desaparecimento deles?” (pág. 117). Afinal de contas a indústria necessita dos doentes para que se mantenham. Levantado questões polêmicas e que merecem boas reflexões.
Também comenta sobre os perigos da internet que disponibiliza de um vasto poder informativo e que acaba atuando como “médicos virtuais”, pois as pessoas entram nos sites e acabam fazendo seus próprios diagnósticos de suas doenças, sendo um risco presente atualmente.
Sua relação com o mendigo Falcão transformará definitivamente sua visão de como os profissionais da área da saúde mental devem atuar corretamente e assim possibilitar possíveis melhoras. Nesse laço de amizade os dois lutarão para que se torne possível uma mudança para um mundo melhor.
Uma história que nos prende e nos ensina conhecimentos de um universo interessante que é a Psicologia. E o poder de uma amizade tem de transformar os bons sentimentos em realidade.
Vale a pena conferi!
Dionizio Netto





Nenhum comentário:

Postar um comentário