quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PEDAGOGIA AUTONOMIA.

RESENHAS 2011
LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
AUTOR: PAULO FREIRE
EDITORA: PAZ E TERRA.
@@@@@@@@@@@@@@@@

O livro Pedagogia da Autonomia do educador Paulo Freire é um verdadeiro guia para o profissional de educação. Pois aborda as temáticas que envolvem os conhecimentos fundamentais para um bom professor tanto na sua prática pedagógica, como também aspectos humanizados (atitudes) que contribuem consequentemente na vida pessoal numa pessoa melhor.
Com um conhecimento apurado sobre prática educativa, Freire traz de forma objetiva que atitudes o professor assim como o sistema tem que modificar para que possamos ter melhorias referentes à educação.
Sem dúvida, o livro promove a todas as pessoas envolvidas no âmbito escolar, uma visão ampliada da real função de educar e o quanto se é necessário que se tenha profissionais competentes e sérios para que possa desenvolver concretamente um ensino de qualidade e cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Contudo é fundamental que se tenha uma leitura analítica da obra e assim perceba que independentemente das dificuldades que se encontra no cotidiano, quando o professor tem embasamento teórico, didática, força de vontade e senso crítico. Certamente poderá fazer a diferença em qualquer contexto em que for inserido, pois tem o espírito de transformar a realidade das pessoas por meio da educação.
 Educação brasileira de qualidade requer profissionais qualificados, reconhecimento do sistema por meio de melhores condições de trabalho, salariais, mas sem dúvida alguma a principal característica, ser humano e ter sensibilidade.
Boa leitura!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário