quinta-feira, 27 de outubro de 2011

HISTÓRIAS DE FANTASMAS.

RESENHAS 2011
LIVRO: HISTÓRIAS DE FANTASMAS
AUTOR: CHARLES DICKENS
EDITORA: L&PM POCKET

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Sabe um daqueles casos em que o destino nos reserva uma surpresa e dessa experiência traz um grande bônus. O que ocorreu em se tratando de literatura foi algo que sinceramente não esperava. Estava terminando de ler o livro Sonhos de Liberdade (resenha no blog) e no mesmo dia a tarde daria aulas particulares para uma aluna. Como já convivemos por alguns anos temos um gosto incomum: a leitura. Letícia acabou dando um belo presente que analisando superficialmente fiz um julgamento de valor precipitado. Mais uma vez se confirma: ”Não julgue o livro pela capa!”
Sempre que ganho um livro fico imensamente feliz, mas leio logo as informações extras presentes no livro. Com o título Histórias de Fantasmas de Charles Dickens pode ter contato com um escritor que não conhecia, portanto criou um clima de expectativa em relação à obra que reúne uma coletânea com treze histórias que envolvem aspectos paranormais, mistérios, suspenses, caracterizando assim como gênero contos de terror.
As histórias presentes no livro são: O sinaleiro, Manuscrito de um louco, A história do caixeiro- viajante, A história dos duendes que sequestraram o coveiro, A história do tio do caixeiro-viajante, O barão de Grogzwig, Uma confissão encontrada no cárcere à época do rei Carlos II, Para ser lido ao anoitecer, O julgamento por assassinato, Uma criança sonhou com uma estrela, Fantasmas de Natal, A noiva do enforcado e Visita para o sr. Testante.
 Reunidas na obra não deixam o leitor de forma alguma desgrudar de suas páginas, justamente por ter histórias que possibilitam ao público sentir a narrativa e verdadeiramente ter um pouco de medo que alguns dos detalhes são explicitados. Afinal, os contos de terror tem uma gama de fãs que curtem esse estilo literário, por sempre trazer o componente fundamental para que o leitor queira envolver-se ainda mais com as histórias muitas vezes inexplicáveis: mistério. Dá ao leitor a curiosidade para que possa conferir os desfechos da história sem as intervenções de terceiros na construção de sua percepção.
Das treze histórias que Charles Dickens brilhantemente apresenta nesse livro destaco duas que mais gostei: A história dos duendes que sequestraram o coveiro e o julgamento por assassinato. A que mais gostei na primeira que envolve o mundo de duendes e suas possíveis ações no nosso cotidiano. Nisso percebi ser um história que trata de um tema bem discutido por diversas áreas artísticas. O mais divertido é que o autor descreve numa dinâmica ágil os acontecimentos da narrativa sem que fique cansativo para o leitor(a). O segundo já focado em algo mais próximo de nossa realidade (julgamentos) se tem como foco principal, elucidar um assassinato que terá revelações surpreendentes e ajuda de espíritos que ajudarão que a justiça do homem seja respeitada e realmente colocada em prática.
Boa leitura!
Dionizio Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário