sexta-feira, 9 de março de 2012

RESENHAS PÚBLICO JUVENIL.


RESENHA 2012 JUVENIL
LIVRO: O MISTÉRIO DA GRUTA
AUTOR: WALCYR CARRASCO
ILUSTRADOR: EDU
COLEÇÃO: DEU NO JORNAL
Um dos autores que mais gosto, Walcyr Carrasco encantam cada vez mais os leitores por seus enredos que transmitem bons ensinamentos. Na coleção Deu No Jornal, o autor teria um desafio de escrever uma história de um fato que realmente tenha acontecido.
No dia 07 de maio de 2001 no jornal Folha de São Paulo uma notícia: É PROIBIDO NADAR NO POÇO ENCANTADO. Com essa manchete o autor escreve uma história simples, mas que nos transmite uma ideia de preservação dos ecossistemas que apresentam espécies raras.
A história conta a vida de uma família de peixes albinos que durante muito tempo vivem numa gruta e por uma questão de adaptação desenvolveu-se a coloração branca. Só que os peixes percebem que estão sendo ameaçados com a presença do homem em seu território. Quando Júlio resolve estudar as espécies de peixes que vivem ali uma série de fatos aconteceram na narrativa. Os peixes assustados tentam de todas as formas até pedir ajuda do inimigo, a cobra para que impedisse essa invasão.
Neste misteriosamente os peixes começam a aparecer boiando mostrando que algo de errado está acontecendo na gruta. Os estudiosos então descobrem que sua presença contribui para o desequilíbrio da vida naquele habitat, pois os humanos possuem uma gordura que atua como um veneno para os peixes. Será que Júlio e sua equipe conseguirão ter uma consciência dos malefícios de sua expedição.
Uma história que traz como mensagem para que os homens tenham cuidado quando invadem um mundo desconhecido. Também aborda o processo de evolução da vida no planeta Terra, não deixando os conhecimentos históricos sobre a importância da cobra no Antigo Egito. A lição de preservação dos seres vivos e o meio ambiente favorecem uma reflexão para o público jovem.
Dionizio Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário