sábado, 14 de abril de 2012

AUGUSTO CURY.

RESENHA 2012
LIVRO: NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS
AUTOR: AUGUSTO CURY
EDITORA: SEXTANTE
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Mais um grande sucesso da editora Sextante que traz uma obra de um dos autores mais lidos no Brasil na atualidade, Augusto Cury, responsável por grandes contribuições na área da Psicologia, atuando principalmente no processo de construção de um país leitor por meio de sua literatura que já ajudaram milhares de pessoas a modificarem suas posturas e pensamentos, ajudando sempre na busca por uma transformação para se tornar uma pessoa melhor.
No livro Nunca desista dos seus sonhos o autor trará a importância da persistência que as pessoas devem ter em relação ao sonho e a possibilidade para que se concretize, nunca deixando assim que o sentimento de realização acabe.
Durante toda a leitura do livro são apresentadas algumas questões para que o leitor reflita sobre a necessidade do sonho e como exerce influência direta na inteligência abrindo assim uma “janela” que atua como uma espécie de insight. Concordo com as explicações do autor principalmente quando cita o poder que um sonho tem na possibilidade de transformar o mundo. Quantas ideias não foram criadas partindo de um sonho e assim mudando a realidade.
As fobias que partem de algumas experiências traumáticas também foram explicadas pelo autor que de maneira simples explicita como se inicia uma trauma e o quanto isso traz de negativo para quem sofre. Um caso que pode exemplificar rapidamente é um trauma de criança muito comum, mas que pode perdurar por toda a vida. O medo do palhaço que no caso, um susto que a criança tenha levado fica registrado no seu psicológico desenvolvendo  a fobia que domina completamente que sofre de qualquer trauma que sofra.
Duas frases no livro chamaram a minha atenção por tratar de dois fatos distintos, mas que se completam: paciência e discrição. “A paciência é amarga, mas os frutos são doces” O infelizmente é um fator que está diminuindo com uma sociedade cada vez mais agitada e pessoas que não conseguem ser pacientes contribui ainda mais para que se desenvolva uma comunidade doentia. Ser paciente demonstra um controle emocional e que tem ligação com o fator escasso: equilíbrio. Nos momentos mais tensos de sua vida, em vez de reagir procure a voz do silêncio” Frase que faz parte do meu agir simples, mas com um ensinamento grandioso. Pessoas que evitam o conflito e procura o silêncio provam que são equilibradas e assim conseguem viver sua vida com mais tranquilidade. Sempre buscando a discrição de suas atitudes evitando conflitos, por vezes totalmente desnecessários. O livro de Augusto Cury tem como característica marcante um grande de poder de frases impactantes que provocam mudanças na visão do leitor, não de forma imediata sendo gradativa.
No livro numa espécie de brincadeira para que os leitores descubram a personalidade de quem ela está comentando. São quatro exemplos bem sucedidos de personalidades que de hipótese alguma desistiu do seu sonho, sendo persistente até conseguir realizar. Uma frase que pode afirmar o quanto esforçados conseguindo chegar ao sucesso e que Thomas Edison afirmou: “Para que o sonho se realiza são necessários 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Os selecionados para dar uma amplitude ao tema sonho foram: Jesus Cristo, Abraham Lincoln, Martin Luther King e Augusto Cury. Que inclusive engradece ainda mais a leitura e compreensão do ensinamento do livro, pois o autor faz um relato pessoal de tudo que teve que passar até que conseguisse ter um reconhecimento. Demonstrando assim que as dificuldades que todos nos enfrentamos, cabendo a nós usarmos de grandeza e conseguir superá-los.
Um livro que sem dúvida alguma nos inspira que continuemos tendo sonhos, mas que também continuemos em busca sempre de trabalhar para que isso realmente aconteça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário