domingo, 22 de abril de 2012

MARATONA JUVENIL.

RESENHAS 2012
LIVRO: HISTÓRIAS PARA NÃO DORMIR.
AUTORES: DIVERSIFICADOS
EDITORA: NOVO CONTINENTE

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Para o público juvenil que adora uma boa história de terror o livro Histórias para Não Dormir é um ótimo componente para que isso realmente aconteça. Publicado pela Editora Novo Continente trazem aos leitores universais uma coletânea com 10 enredos que o medo e o suspense fazem parte de todas as narrativas. Com histórias de autores nacionais como Pedro Bandeira, Lygia Fagundes Teles, Machado de Assis e Humberto de Campos, também com grandes autores de reconhecimento internacional, Edgar Allan Poe, Horacio Quiroga, W.W.Jacobs são alguns dos autores presentes no livro.
As ilustrações de Pierro Pierini contribuem bastante para que criem uma construção simbólica da história favorecendo que o leitor passe a imaginar com mais riquezas de detalhes os fatos expressos na história.
Com dez histórias com estilos diferentes tratam de fatos sobrenaturais que vão desde amuletos estranhos, crueldade de um pai que coloca a própria cabeleira do filho par que seja cortada, animais que virão deuses, a frieza de um assassino com sede de vingança. São algumas das tramas apresentadas nesse livro horripilante. Vale ressaltar que o conteúdo mesmo se tratando de mortes, crueldade, não são explicitados de forma agressiva no livro o que não estimula a prática da violência. Mas provoca no leitor uma sensação de medo por uma riqueza de detalhes e a criatividade nos seus desfechos nada previsíveis.
Das dez histórias, destacarei duas na qual farei dez comentários: Sredni Vashtar (Saki) e Os cachos da situação (Pedro Bandeira).
O autor Hector Hugh Munro com o pseudônimo de Saki escreve uma história simples, mas que comprova o quanto a pessoa fragilizada e com um tratamento familiar impróprio. Conradin é um garoto que está doente e que sua prima Senhora De Ropp não dá atenção devida e como válvula de escape, acaba encontrando num celeiro um “deus” na pele de um furão. Nisso o garoto diariamente começa a cultuá-lo fervorosamente todos os dias. Até que um dia sua prima resolve ir até o celeiro saber o que seu primo tanto faz naquele ambiente. O que posso adiantar é que ela vai se arrepender amargamente de invadir o “templo” de Sredni Vashtar.
Na outra história do famoso escritor brasileiro Pedro Bandeira com a história Os cachos da situação conta a decisão absurda de um prefeito de um cidade do interior que tem um filho que para época ter um cabelo comprido era um afronta a moralidade da população, resolve de maneira irresponsável colocar a cabeleira do filho “Sansão” para que a o povo consiga cortá-la. Mas o final dessa história é uma forma de punição pela atitude impensada desse pai.
Vale a pena conferir dez contos de terror diferentes, mas com o fio condutor em comum: medo.
Confiram!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário