domingo, 8 de abril de 2012

O LEITOR INDICA.

RESENHA 2012
O LEITOR INDICA (JOVEM)
LIVRO: O MUNDO DÁ VOLTAS
AUTORA: CAMILA JUSTINO
ILUSTRAÇÃO: ISABELA DONATO
EDITORA: LEITURA
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
No último dia da Maratona Cultural do blog O Leitor Universal traz o leitor indica dedicado ao público jovem. A aluna Júlia Maria que estuda no colégio PJR como uma apaixonada por leitura, tendo uma forte influência dos pais exímios leitores, indicou um livro que traz todas as dúvidas das jovens que entram na terrível fase da adolescência numa obra que reflete todas essas problemáticas que afetam de maneira avassaladora as meninas.
A autora Camila Justino demonstra bem todas as dúvidas que as meninas têm nessa transição de criança para adolescente, tendo como personagem principal a jovem Alicie Ferrie.
 No livro O Mundo Dá Voltas, Para Meninas Que Engolem Sapos a narrativa tem como base fundamental uma verdadeira “guerra dos sexos”, na união das três amigas extremamente grudadas (Alice, Betina e Naty)contra a Turma da lama. Tudo por um único motivo pirraça por achar que os garotos tentam de toda a forma tirarem brincadeiras que elas não gostam e também por achar que os garotos são imaturos. Porém Alice é uma blogueira que atualiza o seu diário virtual com todos os sentimentos e ações que fez durante todo o dia. O que deixa a história com uma linguagem que o jovem gosta por se tratar de uma ferramenta tecnológica e que faz parte da realidade dessa geração.
Na história Alice é nutre uma paixão platônica por Leandro que namora uma menina linda chamada Isabela, para sua tristeza. Mas suas amigas também como toda adolescente que age pela insegurança não curte muito se envolver com um jovem, tendo como pior sendo da Turma da Lama. Como o mundo dá voltas, não demora muito para que Tomás se sinta interessado em Naty, para desespero de Alice que tenta de todas as formas impedir que esse encontro realmente aconteça por achar que se trata de uma tramoia dos garotos. Como são espertas elas arquitetam um plano para ver e ouvir, monitorando cada passo da amiga. Mas o que elas não esperavam era que sua amiga desligasse todos os aparelhos impedido assim os acontecimentos nesse encontro romântico. Como nesse período de juventude os sentimentos são bem intensos não demora bastante para que Naty perceba que Tomás é uma cara bacana.
Num desses eventos que a paquera acontece, mais precisamente numa festa a fantasia, Alice vê seu sonho realizado tudo por causa do amado que larga a namorada para ficar com ela. Mas surge outro problema. Durante a festa, a insegura Alice encontra Alexandre e começam a conversar sobre diversos temas. Com o diálogo a garota percebe que o rapaz é interessante dando um início ao dilema. Será que a jovem ficará com seu amor Leandro ou dará uma oportunidade ao seu novo interessado Alexandre?
O livro de Camila Justino é uma obra que retrata com muita veracidade a mente de uma garota que se vê com medo pelas novas descobertas que adolescência apresenta por vezes experiências com boas doses de drama. Questões como: o primeiro amor, as maldosas espinhas que aparecem nos locais e horas impróprias, a “guerra dos sexos” bem acentuada nessa fase, TPM e suas consequências na mulher, a forte influência da tecnologia na relação dos jovens. São temas que de maneira leve a autora trouxe para ser apresentada para que se entendam as inseguranças dos jovens nessa fase tão difícil que é a adolescência.
Dionizio Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário