quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

RESENHAS PARA O PÚBLICO JUVENIL.


RESENHAS 2012
LIVRO: DE PRIMEIRA VIAGEM
AUTORES: DIVERSOS
EDITORA: CIA DAS LETRAS
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
O livro De Primeira Viagem traz uma coletânea de textos tendo em comum a temática das primeiras experiências dos adolescentes nos mais diversos campos: amorosos, familiares, psicológicos.
Com os mais diversos autores que trazem percepções próprias do mundo jovem, o livro apresenta de maneira diversificada as principais influências que o jovem sofre nas primeiras experiências que a vida apresenta.
Ana Miranda traz um aspecto bastante intenso na adolescência que é o amor platônico. Na história uma garota se vê perdidamente apaixonada por um garoto, mas infelizmente não é correspondida. Algo bem comum nesse período de descobertas no campo sentimental que os jovens sofrem verdadeiros dilemas em busca do par perfeito.
Milton Hatoum apresenta aos leitores universais o verdadeiro divisor de águas na vida de um jovem: a primeira relação amorosa. Quando tem contato com o desejo de se envolver sentimentalmente com uma pessoa, tanto o menino como a garota, passa por transformações no modo de agir, fechando o ciclo de passagem da fase de criança para a tão polêmica adolescência, cada dia mais precoce.
Moacyr Scliar conta a história de diversos jovens espalhados por todo o lugar que tem algo em comum desde cedo: responsabilidade. A história apresentada traz um jovem que desde cedo se vê forçado a tomar atitudes de adulto, pois seu pai infelizmente não amadureceu o suficiente para ter a responsabilidade como chefe de casa. Um exemplo que a juventude não é apenas descobertas, curtição, rebeldia, também pode ser um belo exemplo de vida.
Paulo Bloise aborda o aspecto psicológico tão polêmico nessa fase por sua inconstância. Uma característica bem marcante que o autor apresenta de maneira simples, mas que por trás da história tem uma mensagem para reflexão.
Tony Belotto como todos conhecem cantor e compositor da banda Paralamas do Sucesso, mostra aos leitores universais outra paixão de sua vida: leitura. Na história não poderia ser diferente tendo uma relação com o mundo da música que conta os rumos da vida de um antigo ídolo do rock.
Confiram!
Dionizio Netto



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário