terça-feira, 24 de janeiro de 2012

WALCYR CARRASCO E O MUNDO DA TV.

RESENHAS 2012  [JUVENIL]
LIVRO: IRACEMA EM CENA
AUTOR: WALCYR CARRASCO
EDITORA: ÁTICA
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
A televisão brasileira tem como característica principal ter uma teledramaturgia de excelente qualidade por contar histórias conhecidas por todo o mundo. Um autor que tanto promove esse padrão de reconhecimento é o autor Walcyr Carrasco. Com enredos que trazem boas doses de humor destacando diversos sucessos: Alma Gêmea, Morde e Assopra, O Cravo e a Rosa, Caras e Bocas. Um verdadeiro sucesso na televisão, mas tendo diversas peças encenadas no teatro, contribuíram para que tornasse membro da Academia Paulista de Letras.
No seu mais recente trabalho na Rede Globo de Televisão, o autor terá um desafio e tanto na adaptação da obra de Jorge Amado, Gabriela. O mesmo desafio contado na obra IRACEMA EM CENA, em que acaba apresentando as dificuldades que um escritor novato em ingressar na carreira e também na adaptação de uma obra clássica da literatura numa linguagem televisiva.
O livro narra à história de um jovem escritor, Adamo, que sonha em tornar-se um escritor de novelas de sucesso. Tenta de todas as formas que seu trabalho seja visto por alguém de influência, para que possa apostar em seu trabalho dando-o uma oportunidade. Quando consegue uma chance, percebe que os desafios apenas começaram. Primeiro obstáculo é adaptar uma obra da magnitude de Iracema para que possa ser aprovado pela direção da emissora e assim comecem a produzi-la. Outro problema que o jovem escritor não sabe nada sobre a obra, portanto terá que pesquisar para que realize seu trabalho da melhor maneira possível.
Após uma pesquisa a fundo sobre a obra, a  minissérie começa a ser produzida. Nisso começa os testes para a escolha dos personagens e assim iniciarem as gravações. Como um bom calouro, o jovem escritor viverá um belo romance com Joana, a protagonista de sua trama, aprendendo como se faz na prática uma produção televisiva, mas também que o amor pode surgir do lugar onde menos se espera.
Na obra Walcyr traz entrelaçado junto com a história os bastidores das produções da tevê, como por exemplo: a rotina de gravações, as dificuldades do escritor frente aos imprevistos, o que é uma sinopse, curiosidades que tanto encantam milhões de brasileiros, sendo destaque nos cenário internacional. Outro fator bem importante na característica presente no livro é que a narrativa de Adamo, propicia que o leitor tenha despertado o interesse em conhecer a história original de Iracema, na forma de pequenos trechos, dando uma oportunidade de aproximar o público juvenil com os clássicos da literatura.
Confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário