terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O CÉU ESTÁ EM TODO O LUGAR.

RESENHAS 2011
LIVRO: O CÉU ESTÁ EM TODO O LUGAR
AUTORA: JANDY NELSON
EDITORA: NOVO CONCEITO
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Mais um sucesso da Editora Novo Conceito, O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR, primeiro contato com a autora Jandy Nelson, sem dúvida alguma que o enredo presente na obra, fechou com chave de ouro um ano excepcional para o blog na conquista do segundo lugar no concurso Top Blog. 
A história tem como personagem principal Lennie, uma jovem que ainda tem na irmã como escudo protetor sobre as ocasiões da vida, Bailey que drasticamente morre de arritmia durante o ensaio da peça Romeu e Julieta. Com esse fato a jovem se vê desesperada por ter que enfrentar e assumir as rédeas da sua vida sem o apoio da sua conselheira oficial. Mas após o período de luto, Lennie conhece Joe, um novato na escola que arrasa os corações das moças de sua escola. Para surpresa da garota a sensação de tristeza não se faz presente a partir do momento que conheceu o garoto. Nisso uma dúvida cruel rodeia sua cabeça: Será que sou insensível por não permanecer em estado de luto? Qual o motivo de tamanha felicidade sendo que minha irmã está morta?  Tenho que permanecer de luto ou retomar a minha vida e ser feliz?
Lennie fica na dúvida pelo motivo que se sente muito bem, tendo minimamente um sentimento de tristeza mesmo gostando tanto de sua irmã. Outro conflito ainda permeia a vida da jovem, pois quando era pequena sua mãe abandonou deixando para trás todo o desenvolvimento de suas filhas. O que de fato não trazia um grande problema pelo fato de terem sido criadas com muito amor pela avó.
Outra questão apenas trará mais incertezas para a jovem. O namorado de sua irmã, Toby, não consegue superar o drama de perder seu grande amor, tendo apoio de Lennie sempre resgatando boas lembranças de Bailey. Mas esses momentos de recordação trará um problema ainda mais complicado: os dois começam a se envolver amorosamente. Um amor verdadeiramente complicado colocando segunda a imaginação da jovem como uma verdadeira traíra, por se envolver com o ex-namorado de Bailey. Uma dúvida cruel na tentativa de superar a perda de um ente querido, só que ao mesmo tempo respeitar um pouco a memória da irmã, mesmo que na tentativa de ser feliz.
Durante a narrativa, diversas descobertas deixam Lennie ainda mais na dúvida. Acaba descobrindo que Bailey ficou noiva pouco antes de morrer, deixando-a ainda mais confusa. Também que contratou um detetive particular para reencontrar a mãe. Esse desejo de saber do paradeiro de Paige Walker tem por trás um segredo que deixará a irmã ainda mais abalada. Mas que segredo levou Bailey a tentar reencontrar a mãe depois de tantos anos? A resposta, garanto que é surpreendente e a autora faz a revelação de uma maneira sem aquele apelo melodioso.
A vida da garota se complicará ainda mais por ter que fazer uma escolha entre os seus dois amores: ficar com o amor jovial de Joe ou encarar a sociedade de frente e seguir o seu coração e assumindo sua tórrida paixão por Toby? Questões que no decorrer da trama deixa o leitor com a sensação de saber qual será o desfecho na vida de Lennie. Uma história de amor que comprova que o sentimento pode surgir de onde menos se espera.
O Céu Está em Todo o Lugar é uma obra que aborda algumas questões para que possam ser refletidas. Como lidar com a morte, trazendo assim a questão de manter ou não o sentimento de luto, que tanto fez a jovem sofrer durante a narrativa. O que comprova que as reações das pessoas são diversas, não necessariamente tenha que seguir um padrão social. Pois cada pessoa tem seu tempo para absorver a tristeza. Amor proibido é outra  questão que é o eixo central do livro. Existe fórmula única para o surgimento do amor? O livro coloca em discussão a possibilidade de que o amor pode surpreender a todos e “brotar” do lugar menos esperado.
O material do livro também merece um destaque pelo excelente trabalho gráfico que a Editora Novo Conceito traz para os leitores universais, comprovando assim o papel da editora no desenvolvimento de uma sociedade leitora e seus benefícios no desenvolvimento de cidadãos letrados e conscientes.
O Céu Está em Todo o Lugar de Jandy Nelson é um livro que traz aos leitores universais o quanto o poder do amor pode superar tudo!
Vale a pena conferir!
Dionizio Netto


Um comentário:

  1. Faz tempos que estou querendo ler este livro, pois além da capa que é linda, a sinopse me encantou e as resenhas que venho conferindo são todas positivas. Espero poder ler logo, para sair um pouco do sobrenatural, rs.

    ResponderExcluir