sexta-feira, 20 de maio de 2011

EROS E PSIQUÊ.


RESENHAS 2011
LIVRO: EROS E PSIQUÊ
ESCRITOR: APULEIO
ILUSTAÇÃO: FERREIRA VILELA
EDITORA: FTD
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Quando se fala de histórias de deuses, mitologias, a cultura grega proporciona uma onda de conhecimentos superinteressante. Pois é o que acontece na obra EROS E PSIQUÊ, lançado pela editora FTD.
Já destacando o excelente projeto gráfico do livro juntamente com as ilustrações de Ferreira Vilela faz com que o livro chame atenção do leitor, por desenhos que ajudam na compreensão do texto.
O autor escreveu esse conto greco-romano há muito tempo, mas sua história se mantém viva até hoje.
A história gira em torno de dois personagens principais: Eros e Psiquê. Que durante o transcorrer da história acontecem mudanças perceptíveis ao leitor. O foco da narrativa está mantido por três sentimentos: amor, ódio e inveja.
O amor que surgirá entre os dois personagens. A inveja da deusa Vênus pela beleza de Psiquê.
Tudo se inicia com Psiquê uma jovem virgem, solitária, que se destaca por sua exuberância, faz com que tenham muitos admiradores, deixando a deusa enciumada. Tudo por inveja mortal, ser mais bela que uma deusa, acabou provocando ódio e recebendo uma maldição.
Eros um ser de práticas até então reprováveis, foi encarregado de propiciar tal maldição (que a bela se apaixonaria por um homem pobre). Mas por ironia do destino, o feitiço virou contra o feiticeiro...
Uma das boas características e que na história faz menção a outros temas da cultura grega. Também usa de notas de rodapé, explicando cada significado das palavras em todo o livro (temos um exemplo na página 23).
Narrativa forte, que trata o enredo grego com temática do amor como boa pintada de sofrimento. Trazendo o conhecimento do público infanto-juvenil com aproximação com histórias clássicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário