segunda-feira, 23 de maio de 2011

IRMÃO NEGRO.

RESENHA 2011
LIVRO: IRMÃO NEGRO
AUTOR: WALCYR CARRASCO
EDITORA: MODERNA
#############################################################################
RESUMO
Garoto fica feliz, pois terá um novo membro na família. Um irmão que tanto desejava, porém à questão da cor fazem com que Léo e Sérgio travem uma intensa luta contra o racismo, que ainda se faz muito presente na sociedade.
*****************************************************************************
Com certeza um livro com um forte apelo pedagógico, pois trata de um tema presente na sociedade em plena atualidade. São elas: o preconceito junto com racismo. Em 77 páginas, Walcyr promove uma discussão de maneira literária, fazendo com que reflitamos após a leitura. (importante característica: refletir sobre aquilo que foi lido.)
A história é baseada numa família que resolve criar um ente querido advindo de Salvador. Mas o foco principal é o racismo cruel, que violentam milhares de brasileiros todos os dias. Estamos cansados de ver escândalos envolvendo discriminação, muitas vezes pessoas negras são confundidas com ladrões (que é um verdadeiro absurdo!). É o que o autor exemplifica na história esse tipo de situação lastimável.
Também na história traz a crueldade das crianças que deixam Léo e Sérgio excluídos pelo de que um deles é negro. E que isso pode acontecer e nos adultos não percebamos...
O enredo envolvente do livro traz uma questão misteriosa que envolve Sérgio. Qual o segredo que o garoto guarda  ?  O que posso garantir é que o segredo revela o motivo de sua tristeza perante aos outros e a vida.

Uma brilhante obra do mestre, Walcyr Carrasco, na qual fala da construção de laços afetivos, contra o racismo demonstrando que o amor supera tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário