segunda-feira, 23 de maio de 2011

O EFEITO SOMBRA.


EDITORA: LUA DE PAPEL
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
O livro “O EFEITO SOMBRA” aborda um tema bem polêmico e discutido em todos os meios: a sombra. Numa parceria de três autoras DEEPAK CHOPRA, DERBIE FORD, MARIANNE WILLIAMSON dividem-se em partes:

*primeira: A sombra coletiva.
*segunda: Fazendo as pazes com os outros, com o mundo e consigo mesmo.
*terceira: Só a luz pode banir a escuridão.
Quando se fala em sombra, logo numa reação instintiva temos a capacidade de tentar escondê-la. Porém sabe-se que esse lado faz parte de um ser humano completo (dualidade entre o bem e o mal). Justamente nessa questão é que a autora DEEPAK CHOPRA argumenta, na tentativa de dividir o bem e o mal, segundo afirmações da autora a sombra ganha mais força. Também de forma polêmica afirma categoricamente que o bem nunca vencerá o mal. (Confesso que me impactei com tal assunto, porém me tranquilizei quando li a explicação)
A própria capa do livro já conota o quanto obscuro é reprimir, ocultar esse lado “ruim”. Pois todo ser humano vive os dois polos. Numa determinada passagem é expresso o quanto a sombra influência pessoas solitárias, porque tem maior possibilidade de desenvolverem doenças psicológicas e a imensidade da devastação na vida de uma pessoa.
Uma pessoa sem amigos, sozinha, vive num mundo só seu. Sem viver a amizade de forma natural e o quanto faz bem. Quando li essa passagem “você precisa de amigos para ser que você é...” fiquei muito feliz, justamente por ter meus amigos sempre comigo. Afinal, o que somos sem eles?
Na obra trouxe outro tema bem forte na sociedade e faz com que reflitamos sobre dois aspectos:
O verbo projetar – negatividade
O projetar é uma atitude que fazemos, quando culpamos o outro, num sentimento que se faz presente em você mesmo. Resumindo=julgar ou apontar defeitos ou situações constrangedoras, comentários maldosos.

Negatividade que é extremamente ligado à falta de autoestima, perseverança. O que mais deixa o livro além de sua linguagem simples (mesmo trazendo noções de psicologia e psicanálise) é o assunto presente no nosso cotidiano e que por diversas vezes tentamos nos iludir ou até mesmo adiar.
Outro fator que o livro discorre é sobre a capacidade de se construir uma falsa moralidade e cita alguns exemplos: um apresentador que faz duras críticas ao uso de drogas e depois é flagrado envolvido com tal prática. Autenticidade é uma característica edificante para quem não tem seus lados obscuros escondidos na consciência. “Quando nosso comportamento é incompatível com a máscara que usamos, nós nos esforçamos para escondê-lo.”
O livro “O EFEITO SOMBRA” traz um ensinamento que devemos descobrir sua verdade em busca de uma felicidade plena.
Descubra seu efeito e renove-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário