quinta-feira, 19 de maio de 2011

MARLEY & EU.


RESENHAS 2011
LIVRO: MARLEY&EU
AUTOR: JOHN GROGAN
EDITORA: POCKET OURO
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Sabe uma daquelas histórias que ficam na sua cabeça por muito tempo? Foi o que aconteceu quando li o livro “Marley&eu”, que com um tema principal a relação do homem e um cão, nas melhores e piores momentos.
Certamente a temática canina por si só, já chama atenção dos leitores, principalmente as pessoas que tem um fiel “escudeiro” em casa. Também por ser um enredo atrativo e bem próxima das situações vividas por John&Cia, faz com que nos deparamos com uma narrativa leve, fazendo por muitas vezes uma diálogo mais direto com o leitor, na qual afirmamos “acho que já vivi isso antes?”.
Com um bom senso de humor, John Grogan mescla a realidade e licença poética de maneira suave e dinâmica. Por muitas vezes o livro menciona conhecimentos sobre a raça labrador, como também descreve uma carta com dicas de como cuidar de um cão tão enérgico, mas sobre tudo fiel.
O jornalista e autor, John Grogancomeçou a traçar seu sucesso idelizado, após colocar em sua coluna um texto sobre a morte de seu cachorro. Foi uma enxurrada de contatos feitos demonstrando solidariedade e contando milhares de histórias parecidas, mas em todas enaltecendo as qualidades do cão. Percebendo o grande sucesso e receptividade do público com tal tema, não pensou duas vezes, tratou logo de escrever esse livro maravilhoso e que cada vez mais ganha mais fãs por todo o mundo.

O livro conta a história de um jornalista chamado John e de sua esposa no inicio de um casamento, que pelo fato da ausência de um filho, resolve adotar um cão de um método bem diferente, por intermédio dos classificados. 
Logo encontram um cão no valor de R$345,00 dólares numa “liquidação”. Mas se não fosse por um pequeno detalhe: o casal escolhe uma raça de labrador, que além de muito enérgico cresce numa velocidade impressionante.
Os primeiros momentos são de descobertas e de muita troca de carinho. Já a escolha do nome do cachorro deu-se de uma maneira bem inusitada. Aconteceu quando o casal brigava, num dado momento da “DR” John aperta o play acabou tocando uma música do rei do reggae Bob Marley. Portanto foi batizado com um nome de peso: Marley.
O sucesso da história do pior cão do mundo deve-se pelo fato de que o autor usa de boas doses de humor que exemplifica diversas situações que qualquer dono de cachorro já tenha vivido. Também mostra como uma relação de criador pode durar muito tempo. Foi isso que aconteceu, pois Marley participou da vida do casal durante treze anos.
O “ Sr terremoto” apelido dado por seu dono, me fez sentir  diversos sentimentos. Um momento de alegria foi quando os donos resolvem colocá-lo numa aula de adestramento, sendo um desastre. Um momento triste foi perceber que Marley começou a demonstrar sinais de velhice e deixando a sua família preocupada. O autor retrata como todo dono cão fica nessa situação, descrevendo a perca de sua vivacidade, corpo não atende mais seus comandos... dávontade de chorar!(sinceramente não consegui segurar.)
A parte que mais me deixou pensativo, aconteceu quando John tem que decidir se deixa-o vivo e sofrendo ou abreviar seu alívio.
Marley desastrado, devorador de objetos, gigante, exagerado, são alguns dos adjetivos indigestos, porém sua essência é de um animal amoroso e mega fiel.
Uma história que tem como protagonista um cão cheio de vitalidade faz com que sentimos personagens e tivéssemos convivido com esse belo cachorro.
Quando ler o livro, perceberá o quanto carinhoso, amado, enérgico faz do Marley um cão único. Deixando milhares de leitores no mundo, simplesmente encantados com a obra de JhonGroganMarley & Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário