quarta-feira, 25 de maio de 2011

EDUCAR PARA FORMAR VENCEDORES.

RESENHAS 2011
LIVRO: EDUCAR PARA FORMAR VENCEDORES
AUTOR: IÇAMI TIBA
EDITORA: INTEGRARE EDITORA
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ 
Com um título bem sugestivo “EDUCAR PARA FORMAR VENCEDORES” Içami Tiba faz uma análise da nova sociedade brasileira e suas transformações numa das instituições que não faliram: a família.
Com uma bela frase de João Dória Jr ”Quem se acha sabedor de tudo e para de aprender amanhã será ultrapassado por quem continua aprendendo.” Dá a tônica de que no ambiente familiar deve-se reestruturar com os fortes abalos sofridos pela globalização.
O livro retrata uma triste constatação que os pais não estão conseguindo mais educar seus filhos, por uma série de questões complexas que abalam a estrutura familiar, impedindo-os de ter um alto desempenho.
Içami Tiba traça um perfil na criação da família brasileira dividida em dois aspectos: com filho único ou com mais de um. Mostrando de maneira objetiva os pontos negativos e positivos de ambos. Algumas informações me chamaram atenção pelo lado informativo (pesquisa). Na década de 70 foi oficializado a política de controle familiar na China, na qual só podem ter um filho. Outra bem interessante é que filhos únicos usam drogas em menor quantidade em relação a seus irmãos.
O livro traz também a defesa de princípios como: disciplina, respeito, educação e o amor.
Outra questão que o autor aborda é em relação a criação de crianças que desde cedo perdem suas identidades pelo simples fato da convivência com adultos, ou seja tornam-se “adultizados” o que acelera seu amadurecimento.
Uma crítica à educação das crianças em relação à preocupação com apenas o lado material didático, mas esquece do principal desenvolver um ser humano do bem...

Uma nova sociedade, novos conceitos, mas o fundamental e o respeito com a família que é a base de tudo... não deixaremos falir de forma alguma.

Um comentário: