domingo, 20 de novembro de 2011

CLÁSSICO.

RESENHAS 2011
LIVRO: OUTRA VOLTA DO PARAFUSO
AUTOR: HENRY JAMES
EDITORA: ABRIL
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Na obra de Henry James Outra Volta do Parafuso proporciona uma leitura de uma história de terror de estilo clássico, que verdadeiramente hipnotiza o leitor com uma obra repleta de mistérios e várias descobertas do início ao fim.
A história começa a ser contatada numa noite de Natal numa reunião de amigos que estão em volta de uma fogueira e resolvem contar histórias de terror. Mas guardada a sete chaves, o detentor da narrativa, Douglas, faz bastante suspense sobre o que de tão assustador tem para contar para seus amigos, que terão que esperar ansiosos por um tempo até que o misterioso conto chegue realmente em suas mãos.
Nessa primeira parte o autor Henry James utiliza desse encontro de amigos para a presentar a verdadeira história que se desenvolverá por todo o livro. A partir daí teremos contato com uma trama com características sombrias tendo como fatores abordados: fantasmas, crianças que sofrem com o tormento de demônios, influências de espíritos na vida das pessoas. São algumas das questões que o autor trará em sua obra.
Tudo se inicia quando uma jovem de 20 anos lê no jornal um anúncio, na qual está à procura de uma pessoa para cuidar de duas crianças, Flora e Miles, pois o tio milionário não tendo paciência, resolve ofertar um emprego para a pessoa que possa cuidar de seus sobrinhos dando-nos educação. Mas nem esperava que o emprego provocasse em sua vida diversas experiências sobrenaturais imensuráveis.
Em seu trabalho como preceptora, um personagem é fundamental para o andamento de todos os acontecimentos da trama. A Mrs Grosse trabalha como criada há mais tempo e favorece que a jovem sinta-se familiarizada com seu novo ambiente. Pois essa era a principal preocupação da jovem de tratar todos muito bem e assim adquirir respeito e confiança.
Assim que chega, Miles é expulso da escola por motivo desconhecido que logo incomoda a nova preceptora. Esse é o start para que a jovem comece a perceber alguns comportamentos estranhos de todos que fazem parte daquela família. A curiosidade na tentativa de descobrir o motivo pelo qual o garoto fora expulso da escola, a “babá” começa a ter experiências paranormais que verdadeiramente deixa completamente assustada.
Os contatos com espíritos favorecem que a preceptora comece a investigar as possíveis identidades e saber um pouco da história de cada uma das “almas”. Mas para sua surpresa os contatos paranormais com esses seres assustadores são dos antigos funcionários que cuidavam das crianças que acabaram morrendo de causas desconhecidas.
O pior ainda estava por vir, quando a jovem descobre que as crianças veem os espíritos, Peter Quint a senhorita Jessel, acabam por exercer na vida do menino influências negativas, tornando-o um garoto com tendências para desenvolver comportamentos maldosos.
As atividades que os espíritos tentam a todo custo afetar a vida dos dois irmãos, fará com a preceptora corra contra o tempo, seus medos, dúvidas, possa dar um ajudá-los nessa luta contra as forças demoníacas.
O clássico Outra Volta do Parafuso apresenta uma vertente do gênero terror mais suave, para os diversos públicos leitores acostumados na atualidade com obras com maior intensidade. Porém com uma obra de excelência demonstra o quanto um clássico é fundamental para a evolução de um estilo que tem uma contribuição direta de um autor importante na literatura, Henry James. Por isso a leitura de clássicos é essencial no processo de análise crítica e nisso possa perceber as principais caraterísticas estilísticas do período em que foram publicadas. E assim ampliando a visão do leitor favorecendo a construção comparativa da literatura do passado e do presente, para que perceba as contribuições literárias de ontem, para o sucesso ainda maior das obras de terror na atualidade.
Será que a preceptora consegue salvar os irmãos das forças demoníacas? Essa é uma resposta que você leitor universal terá quando tiver a oportunidade de ter contato com um clássico da literatura mundial. Mas para isso dê outra volta no parafuso...
Boa leitura!
Dionizio Neto
e-mail: oleitoruniversal@yahoo.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário