domingo, 27 de novembro de 2011

LIVRO PARA FUTUROS MESTRES.


RESENHAS 2011
LIVRO: COMO VENCER NA VIDA SENDO PROFESSOR
AUTOR: HAMILTON WERNECK
EDITORA: VOZES
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Uma das profissões de maior importância na sociedade com um papel fundamental na construção de uma nação consciente, informada e desempenhando um papel social importante na formação de educandos para a vida tem com profissional, o professor.
O livro de Hamilton Werneck Como Vencer na Vida Sendo um Professor publicado pela Editora Vozes sendo um título que traz dicas de como um profissional tem que atuar na busca por conhecimentos, nas mudanças de posturas contra a acomodação. Porém tem um objetivo principal que durante boa parte do livro o autor explicita: Professores se orgulhem de sua profissão!
A obra teve uma grande importância no início de minha vida acadêmica, pois nos primeiros dias em que comecei a frequentar o curso de Pedagogia (com orgulho já estou prestes a me formar) necessitei de um livro que me incentivasse a ter uma consciência de que postura teria que adotar não só na vida pessoal, mas principalmente no campo profissional, para que fizesse de minha carreira algo que realmente marcasse positivamente a vida de meus futuros educandos. E deu certo, pois relendo o livro percebi o quanto as palavras de Werneck contribuíram para ser o professor que sou hoje.
Diante de você há uma tela em branco apoiada num cavalete. Ela é sua vida profissional, a paisagem você já escolheu: é a sua profissão. Agora, cabe a você dar o colorido que você quiser e a iluminação que desejar” A frase causa que você pense em como irá completar o quadro com aspectos negativos ou positivos tanto na vida profissional como na vida pessoal. Outro fator interessante é que o autor comenta três dicas importantes para ler o livro:
·         1- Um cavalete para pintar o quadro do futuro profissional.
·         2- Uma tesoura para cortar o desnecessário.
·         3-Uma cadeira para dirigir o filme da vida.
Sem contar que também faz duras críticas aos profissionais da educação que surgiram por “acidentes” tendo uma indicação que o professor com esse perfil não pode ter contato com sua obra, justamente por contrastar com os ideais preconizados por todo o livro.
Werneck tem uma característica forte na maneira simples de escrever, sempre fazendo ligações com fatos do cotidiano de qualquer professor. No livro o autor discute aspectos: bons relacionamentos com os educandos, as parcerias que dão certo no contexto educacional, a capacitação dos profissionais que sempre buscam se atualizar para melhorias nas práticas pedagógicas, quais metas o educador tem que ter para o seu futuro. São alguns dos temas que Werneck de maneira direta aborda.
Outra característica do livro é que o autor possibilita que o leitor responda alguns questionamentos. Quais suas metas para o futuro? Que progressos profissionais obtiveram nos últimos dois anos?  Por fim, uma avalição de como essa leitura influenciou positivamente ou negativamente numa possível mudança de postura.
De maneira magistral e dividida em capítulos o autor permite uma reflexão também sobre temas como: a aparência do professor, como falar em público, colocar os governos nos devidos lugares, como dirigir sua vida profissional. Mas um capítulo bastante polêmico e que está presente de maneira avassaladora nos núcleos escolares tem como título: Esmolar não é sua função. Em que o autor faz duras críticas, no que diz respeito à participação do professor em festa escolar em que delegado pela coordenação o professor tem que vender cachorro-quente, ficar em barraquinhas em que nada tem ligação com o aspecto pedagógico de sua profissão. Chegando a fazer uma comparação de que se médicos, advogados e psicólogos não são submetidos a tais atividades pelo simples fato de não aceitarem. Também na questão do material que por vezes o professor tem que tirar do próprio salário para comprar itens que a escola tem que disponibilizar, o autor é categórico em afirmar sua contrariedade em tal atitude.
No capítulo Suas palavras o autor explicita uma pesquisa que fez com estudantes sobre palavras positivas e negativas que seus professores já teriam dito em sala de aula. Os aspectos positivos funcionam com um estímulo para que o aluno continue tentando quando se tem uma dúvida demonstrando que tem capacidade para solucioná-lo. O professor que usa da palavra com forma de incentivo tem o carinho, respeito, confiança de seus alunos beneficiando uma relação harmônica e pedagogicamente propicia ao aprendizado. Porém da mesma forma que uma palavra pode edificar uma pessoa, palavras negativas devastam a possibilidade de aprendizado com a força de um tsunami. Depois desta resposta recomendo-lhe feno.” ou “Você não tem futuro” São frases que infelizmente não estão tão distantes da realidade do espaço educativo. O professor deve ter um cuidado extremo com a maneira de se falar para que não provoquem verdadeiros traumas em seus educandos. Particularmente creio que uma relação harmônica sempre é a melhor maneira para conviver agradavelmente com as pessoas.
Um livro que foi um verdadeiro divisor de águas para ser o profissional que sou hoje. E com orgulho poder dizer: “SOU PROFESSOR!”

Confiram!
Dionizio Netto
e-mail: oleitoruniversal@yahoo.com.br

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