terça-feira, 22 de novembro de 2011

UM LIVRO ESPETACULAR!

RESENHAS 211
LIVRO: TRANSFORMANDO SUOR EM OURO
AUTOR: BERNARDINHO
EDITORA: SEXTANTE
@@@@@@@@@@@@@@@

Para os amantes do vôlei o livro Transformando Suor em Ouro de Bernardinho é sem dúvida um amuleto de sorte daqueles que querem compreender, como se faz uma equipe campeã, tantos anos mantendo sua hegemonia no esporte e que cada vez mais de maneira avassaladora ganham por todo o país milhares de adeptos a prática do vôlei.
Como apaixonado pelo esporte, não poderia deixar de lê-lo pelo simples fato que na obra de Bernadinho não abordam somente os termos técnicos do esporte. Trazem para o público o conhecimento de outro aspecto que nas quadras de maneira extremamente enérgica não podemos notar: sua sensibilidade. Demonstrando o quanto contrasta com os ataques explosivos dentro de quadra bem característicos de seu estilo.
No livro além do tema central que é como transformar o esforço em objetivo alcançado. A possibilidade de termos contato com uma linha do tempo de sua trajetória na época de jogador mediano, passando pela primeira experiência numa comissão técnica ao lado de Bebeto de Freitas, no comando de uma equipe feminina desacreditada em Perúgia na Itália, os sete anos a frente da seleção feminina transformando-as em atletas de alto nível até assumir a melhor equipe de voleibol de todos os tempos. São alguns dos assuntos que abordados em capítulos ajuda no entendimento da evolução de todas as etapas e o quanto esforço tem que ser feito para que possa assim alcançar seus objetos.
Essa característica de trazer ensinamentos não só referente ao mundo esportivo, provocam nos leitores que não são atletas que consigam compreender o quanto se faz necessário total dedicação para que se obtenha o sucesso e mesmo assim manter a serenidade.
VIDA
A vida do técnico vencedor teve contribuições siginificativas, no que dizem respeito à base tanto familiar como sua dedicação nos estudos. Sua mãe, Maria Angêla e Condorcet Rezende fizeram um papel importante na construção de uma pessoa com caráter, determinado e sem dúvida desenvolvendo um espírito de campeão. No livro Bernardinho fala com um carinho enorme sobre seus pais, mesmo no início quando estiveram receosos na escolha que o filho faria: estudar ou jogar? Mas são preocupações de todos os pais em relação ás escolhas profissionais dos filhos.
Também no aspecto jogador, Bernardinho é bem categórico no que diz respeito as suas limitações como atleta. Como exemplo citado no livro o seu primeiro corte como atleta por pouco não fez com que o jovem atleta desistisse da carreira, mas como sempre focado em suas determinações os treinos passaram a ter outro sentido na sua vida. Outro relato mostra o poder de superação quando em tempo recorde de vinte oito dias superou uma lesão no joelho assim dando a volta por cima.
A sua trajetória como técnico campeão, durante todo o livro de maneira gradativa proporciona que o leitor mesmo que desconheça a história de sucesso que tenha uma ligação pelo caráter de trabalho e persistência para que se tenha a excelência em qualquer aspecto da vida.
Alguns desses relatos merecem destaque. O exemplo de Fofão que por muito tempo foi reserva na seleção, numa dessas reuniões agradeceu a Fernanda Venturini pelos anos de aprendizado adquirido e que apena trouxe contribuições significativas em sua carreira (anos depois sagrando-se campeão olímpica) mostrando toda sua humildade.
Para todos os fãs de vôlei o livro possibilita que tenha conhecimento de um pouco a vida do maior técnico de todos os tempos e possa perceber que todos encontram diversas dificuldades, mas o que precisa ter é a junção trabalho+ persistência.
BASTIDORES DO MUNDO DO VÔLEI
No livro Bernardinho apresenta um pouco do que acontece fora das quadras, como: estresses, cansaços, egos, brigas, reconciliações, treinos, atitudes, conquistas, dando uma visão da complexidade de se fazer uma verdadeira equipe campeã. O que de fato deixa o leitor ainda mais interessado pela obra, justamente por apresentar uma visão tão emblemática sobre os fatos que ocorrem internamente.
Num determinado trecho do livro Bernardinho mesmo sem saber acabara por acertar o futuro de um atleta que já apresentava problemas comportamentais (o livro foi publicado em 2006). O atleta em questão era Ricardinho, levantador que modificou a maneira de jogar vôlei dando uma velocidade característica da equipe brasileira. Problemas de convivência, discussões, discordância na divisão do prêmio individual. Acabaram prejudicando a história do levantador na seleção tendo como ano de rompimento definitivo o ano de 2007 na véspera do Pan do Rio de Janeiro. O que demonstra que o sucesso pode trazer diversas armadilhas e atrapalhar carreiras promissoras.
Na seleção de vôlei feminina o técnico teve alguns problemas tanto táticos como comportamentais. Em relação ao tático o exemplo de Virna é abordado como uma referência. O motivo simples é a motivação de uma atleta na superação de suas dificuldades. A brilhante jogadora não tinha boa recepção fortemente evidenciada por seu antigo treinador. Mas para Bernadinho com muito treino, dedicação, suor e sacrifício. Transformou a atleta numa referência de recepção a nível mundial.
Em relação a comportamento está diretamente ligada a seleção cubana. Inclusive no livro há capítulo dedicado a essa eterna rivalidade. Por vezes tiveram situações embaraçosas chegando a agressões físicas, por responderem as provocações daquela geração de Mireya e companhia.
Não deixando de lado que na conquista do ouro em no dia 24 de agosto de 2004 exalta em algumas passagens as melhores características de seus jogadores numa verdadeira forma de homenagem a aqueles verdadeiros heróis. Que o técnico descreve em detalhes como foi todo o dia nos bastidores da conquista e seus pensamentos sobre aquele dia marcante para a história brasileira de vôlei.
Como não se pode deixar de citar uma de suas caraterísticas bem conhecidas por todos é seu vício em treinos e como de alguma forma foi o diferencial para que a seleção chegasse num patamar alto, tendo dois treinos por dia, sendo uma novidade quando assumiu a seleção de vôlei masculino. Há um episódio que comprova essa afirmativa. Numa dessas viagens cansativas, não tendo local para treinar chegou a marcar o trabalho da equipe num estacionamento, deixando todos assustados com tamanha sede em relação aos treinos. O que posso garantir que os bastidores do que acontecem no vôlei faz com que o leitor perceba a complexidade da vida de um atleta de alto nível.
ENSINAMENTOS
No livro Transformando Suor em Ouro apresentam diversas lições. Que possibilitam reflexões como:
·         Trabalho + Talento = Sucesso
·         “É melhor lapidar a exaustão do talento médio do que tentar polir o diamante preguiçoso que não deseja polimento”
·         “Disciplina é o ponto que liga nossos sonhos de nossas realizações”
·         A palavra nós é mais importante do que eu.
·         Saber trabalhar em equipe.
Mas dois tópicos merecem destaque que são: Roda da Excelência e Nova Escala de Valores. Que são metodologias incorporadas para que se tenham sempre seus objetivos alcançados. Na Roda da excelência são empregados: trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança, comprometimento e cumplicidade, disciplina, ética e hábitos positivos. São aspectos que o treinador avalia diariamente em sua prática tanto pessoal com esportiva. Percebendo que com o passar do tempo os quesitos ditos anteriormente exigiam complementos, resolveu então criar à Nova Escola de Valores que visam trabalhar os seguintes aspectos: escolha de talentos, espírito de valores, liderança, preparação, ambiente externo e sucesso (armadilhas).
Dessa forma Bernardo Rezende apresenta a todos a “receita” de como se tornar um vencedor e assim sabendo trabalhar em equipe, dando verdadeiros ensinamentos tanto no aspecto esportivo, mas sem dúvida influenciando positivamente no campo pessoal.
Confiram!
Dionizio Netto.



  




Nenhum comentário:

Postar um comentário