terça-feira, 29 de novembro de 2011

PAULO COELHO.


RESENHAS 2011
LIVRO: O ALEPH
AUTOR: PAULO COELHO
EDITORA: SEXTANTE
@@@@@@@@@@@@@@@
O fenômeno Paulo Coelho um brilhante escritor brasileiro, sucesso no exterior em mais de 150 países, reconhecido por suas obras O Zahir, Maktub, Brida, As Valquírias, despertam o interesse de leitores por todo o mundo por trazer histórias com temáticas bem atrativas, mas tendo sempre aspectos motivacionais.
No livro O Aleph o escritor surpreende os seus leitores por trazer uma obra que segundo o próprio autor são experiências reais nos três continentes, Europa, África e Ásia (mas com boas doses de licenças poéticas) em que resolve transformá-las nesse sucesso de crítica. Logo de início o público irá ter boas surpresas, pois foge um pouco de suas características, porém proporcionam aos leitores que entendam a mente de uma pessoa que está abalada espiritualmente e acaba sendo prejudicada nos mais diversos aspectos de sua vida.
Paulo logo de início apresenta um pouco de sua maneira de ser bem ousado no que diz respeito à busca sempre da felicidade. Um exemplo de que não teme as mudanças na vida, resolve largar o emprego estável num gravadora de discos para viver de Literatura, ouvindo a intuição, transformando-se num escritor de renome internacional. Porém mesmo com todo o reconhecimento, algo deixava o autor bem deprimido e que tem relação direta na vida de uma pessoa: fé. Fator que está afetado negativamente favorecendo o seu questionamento espiritual. Foco principal de todo o livro tem como base a busca do autor pelo resgate do espiritualismo tão presente em etapas importantes já vividas.
Mas quem pensa que Paulo Coelho não teve dificuldades na vida está enganado. Com ajuda incansável de sua agente Mônica que nunca desistiu de tentar divulgar as obras do autor no exterior, demonstrando sempre persistência e determinação, simplesmente porque largou o curso de Engenharia para divulgar de porta em porta das editoras na tentativa de ter o reconhecimento das brilhantes obras escritas por seu amigo. Por um tempo, nada de interessante aconteceu, mas com a rapidez de um cometa no outro semestre gradativamente a dupla começa a ter respostas positivas para esse sucesso estrondoso. Iniciando uma avalanche de compromissos e viagens, encontro com leitores, reuniões com editoras, tardes de autógrafos, por diversos países no todo o mundo.
Num desses compromissos o autor acaba conhecendo uma garota de 21 anos, Hilal, que tem um ar misterioso que acaba chamando atenção por fazer referências a um texto publicado no seu blog em que afirma que foi escrito para ela. A partir daí acaba que inicia uma relação conturbada pela obsessão da garota em está perto do autor. Todo o enigma é desvendado quando a relação passa a ter uma vivência mais aproximada. O que posso adiantar é que a jovem foi violentada por um vizinho idoso fora de qualquer suspeita. Mas que mudou totalmente a sua maneira de encara a vida.
O outro mistério presente no livro faz referência à relação misteriosa de Hilal e Paulo Coelho. O que de tão forte liga a história dos dois? Essa é a questão que você leitor descobrirá durante a história e compreenderá essa relação tão forte que acaba tendo uma relação afetiva e seus motivos mais que surpreendentes.
No livro O Aleph também tem seu foco no aspecto motivacional: o pedir perdão, o ensinamento do Bambu Chinês, viver é experimentar, preocupação com o presente, manter a fé espiritual e sem dúvida manter o amor na sua vida.
Paulo Coelho é sem dúvida um autor que sabe escrever com ingredientes diversos que cada vez mais possibilitam que leitores por todo mundo tenham as chances de conhecer sua literatura excepcional.
Confiram!
Dionizio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário