sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O LEITOR INDICA.

RESENHAS 2011
LIVRO: LUDI NA REVOLTA DA VACINA
EDITORA: SALAMANDRA
AUTORA: LUCIANA SANDRONI
@@@@@@@@@@@@@@
O LEITOR INDICA recebeu uma sugestão do estudante Isaac Levi que cursa o sétimo ano do Ensino Fundamental da escola PJR. E tem como o hábito da leitura como uma forma de viver experiências que somente a literatura pode proporcionar.
O livro escolhido pelo jovem estudante, Ludi Na Revolta da Vacina que traz como tema  central um fato marcante na História do Brasil contando de maneira fictícia e bem ágil faz com que o leitor tenha conhecimento de fatos históricos sempre com boas doses de humor. A autora Luciana Sandroni tem como característica a simplicidade na maneira de escrever e sempre trazendo bons ensinamentos nos conteúdos abordados em suas obras.
A história se passa com uma família Manso que resolve fazer um passeio cultural pela cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, para que assim tivessem a oportunidade de apresentar aspectos que os filhos desconheciam. Mas Ludi nem imagina que ao passar pelo Arco do Teles esse simples passeio seria inesquecível. No momento em que atravessam o arco acaba que voltam ao passado da Cidade Maravilhosa, num período marcante histórico no Brasil: A Revolta da Vacina.
Nisso toda a família é surpreendida em voltar no passado no ano de 1904. Período conturbado por causa do motivo de que a população da época pela falta de informação fez da cidade um verdadeiro “campo de guerra” por não aceitarem a obrigatoriedade de se tomar a vacina desenvolvida por Oswaldo Cruz fazendo diversas manifestações contra a atitude do governo. Nisso a família de Ludi viverá esse momento de extrema turbulência observando todos os aspectos mais marcantes daquela época. Também os familiares terão contato com dois personagens importantíssimos da História do Brasil: Machado de Assis e sua esposa Dona Carolina. Numa conversa breve numa confeitaria chamada de Colombo. Deixando todos impressionados justamente pela oportunidade de conversar com personalidades históricas.  Outro personagem marcante que tiveram contato tentava a todo custo remodelar o centro da cidade do Rio de Janeiro, Pereira Passos. (Fotos no final do livro).
Além de contar as aventuras de Ludi e sua família na cidade do Rio de Janeiro no começo do século, apresentam diversas informações sobre História:
*O Museu Histórico era um forte construído para proteger a cidade doa ataque dos franceses.
* A vinda da família real para o Brasil.
* Dia do Fico: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que fico!”
* O polêmico ano de 1904 revoltas, epidemias e confusões.
Na história contatada por Luciana Sandroni é um excelente instrumento pedagógico, para que os leitores compreendam um pouco sobre conhecimentos dos aspectos históricos que pelo um ensino baseado muitas vezes na memorização, pode-se trabalhar o conteúdo de uma maneira mais prazerosa, através de uma história envolvente e sem dúvida repleta de boas surpresas.
Um livro com uma narrativa atraente para o público jovem, que prende nas mãos do leitor para que chegue até no final e assim saber se a família de Ludi conseguiu voltar ou não para os dias atuais.
Confiram!
Dionizio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário