quarta-feira, 16 de novembro de 2011

UM LIVRO COMOVENTE.

RESENHAS 2011
LIVRO: MORTE E VIDA DE CHARLIE ST. CLOUD
AUTOR: BEN SHERWOOD
TRADUÇÃO: IVAR PANAZOLLO JUNIOR
EDITORA: NOVO CONCEITO
@@@@@@@@@@@
Com mais um sucesso em suas publicações e um magistral trabalho gráfico, a Editora Novo Conceito, se destaca com mais um sucesso literário que também conquista as telas dos cinemas por todo o mundo, Morte e Vida de Charlie ST. Cloud do autor Ben Sherwood.
Sem medo algum de cometer um equívoco, nunca tive uma oportunidade de ter contato com uma obra que tratasse de um tema espírita de uma maneira simples e sem exageros. Mesmo sendo leigo no assunto, a leitura dessa obra proporciona que sinta o drama de Charlie e a perda trágica de seu irmão. Também a possibilidade de manter contato com um ente querido mesmo após a morte. São alguns dos temas que o livro trará com foco em sua narrativa.
A história de Bem Sherwood traz como foco principal a possibilidade de vida após morte, numa devoção e um elo indestrutível entre irmãos. Além de que devemos sempre estar abertos aos acontecimentos que a vida apresenta, para que se possa ter a oportunidade de conhecer e zelar por sua alma gêmea.
O livro tem como personagens principais, Charlie e Sam, que como dois irmãos unidos e apaixonados por beisebol, aproveitam a vida com toda a energia que todos os jovens têm em suas respectivas fases. Numa dessas aventuras que todos os jovens adoram, com certeza mudariam suas vidas para sempre. Sem permissão da sua vizinha, Charlie acaba pegando seu carro, para que juntos assistissem a um jogo de beisebol alucinante. Com toda a adrenalina, mesmo sabendo dos riscos de se dirigir com idade abaixo do permitido, os irmãos seguem viagem.
Na volta o destino trará uma tragédia que mudaria o rumo da vida dos irmãos. Por um momento de distração, enquanto conversavam, não perceberam que um caminhão se aproximara e colocaria em risco a vida de todos, por causa de um terrível acidente.  Nessa passagem do livro, o leitor tem uma descrição do acidente dramático e suas consequências no que diz respeito aos procedimentos nos primeiros socorros.
Ainda no local do acidente um personagem é fundamental para que o resgate aconteça e que se tem contato na introdução do livro, Florio Ferreira, bombeiro que ajudará nas etapas de salvamento dos irmãos. E que acredita em milagres e numa tentativa desesperadora de salvar a vida de Sam, mas que infelizmente não acontece. Para tristeza de Charlie.
Nesse instante em que os irmãos recebem os primeiros socorros, o autor descreve como um lugar estranho, que não tem uma definição de onde seja esse local. Os irmãos passam a ter contato, mas fora do plano terrestre. A partir daí a história começa a traçar seu lado crítico no sofrimento do irmão mais velho que conseguirá sobreviver. Num pacto que fizeram no plano espiritual, ambos prometem que não se abandonarão. Que seria crucial na vida de Charlie, que durante alguns anos passariam apenas a reviver suas tristezas e não saindo do local em que Sam foi sepultado, cemitério Waterside.
Paralelamente a história central de Charlie e Sam, o autor apresenta na narrativa de maneira gradativa, uma personagem que será a salvação de Charlie, mas que também passará por verdadeiras experiências sobrenaturais. Seu nome é Tess Carrol, uma jovem dona de uma empresa chamada de Velas Carrol, que tem como sonho de completar uma jornada de volta ao mundo a bordo de seu barco.  
Vivendo num solidão, guardando um segredo durante muitos anos, Charlie acaba trabalhando no cemitério e não tendo vontade alguma de sair desse seu mundo paralelo. Tudo para que possa ficar mais próximo de seu irmão e assim possa amenizar um pouco seu sofrimento. O segredo que o jovem guarda e que para muitos é de extrema loucura, que acaba desenvolvendo o dom de ter contato com seu irmão falecido. Assim possibilitava que se encontrassem sempre no pôr do sol, podendo conversar, jogar beisebol, fazer outras atividades como se nada tivesse acontecido. Mas sempre com um rigor e para muitos se tratava de uma Síndrome de Estresse Pós-Traumático, porém pelo contrário desenvolveu um dom espiritual.
O encontro de Charlie e Tess acontece de maneira improvável, porque o jovem tinha juntamente com Joe, um amigo ateu, um barco a controle remoto para que espantasse alguns gansos que traziam muitos problemas aos populares. A garota incomodada com todo aquele barulho, reclama e acaba prestando atenção num belo jovem que fazia esse trabalho preventivo de gansos naquele local. Na conversa os primeiros sinais de interesse foram discretos.
Com o passar do tempo à relação foi ficando cada vez mais íntima e a vida de Charlie passa por alguns problemas. A grande questão que perturbava o garoto era a possibilidade de nunca mais ver Sam, pelo fato de se encontra com uma menina e assim possa esquecê-lo. O que chega até mesmo trazer problemas na relação dos dois. Charlie vive então o grande dilema que o livro aborda: Viver no mundo real ou espiritual?  Numa dúvida em quais dos dois mundos teria que se viver.
Com uma relação afetiva com Tess sua dúvida começa a ser respondida, mas o destino mais uma vez coloca uma tragédia na sua vida. Como sempre gostou de barco e o mundo da navegação, Tess resolve fazer sozinha uma dessas aventuras em seu barco. A força da natureza faz com que um desastre seja inevitável, colocando sua vida em risco.
Na narrativa esse período é que se demonstra um caráter espiritual mais latente, na qual os leitores poderão tirar suas próprias conclusões sobre a possibilidade de comunicação sobrenatural, podendo a vir chegar num possível resgate desse acidente. Através de sonhos e mensagens que possam ser decifradas. O que Charlie resolve fazer é não desistir de procurar sua amada, interpretando seus sinais, para que possa resgatar seu amor.
Nesse período da história o autor demonstra um exemplo de experiência de desencarnação, mas que possibilita para a pessoa a percepção de sua não existência no plano terrestre. O que fica bem notório nas diversas situações em que Tess percebe que agora está num plano espiritual.  Charlie segue todas as indicações dela para que mesmo após muitas horas depois do acidente, possa resgatar seu amor e poder dar uma segunda chance para sua vida. Deixando o espírito de seu irmão deixar o plano terreno para que possa ser bem feliz próximo à luz. Uma história que provoca no leitor a chance de refletir sobre a possibilidade de vida após a morte e o quanto superar a dor acima de tudo é fundamental para que retome sua vida e seja feliz.
Verdadeiramente uma linda história de amor entre irmãos que comprovam que mesmo com uma tragédia o sentimento ainda se faz vivo em seu coração. Também mostrar o quanto se deve dar uma segunda chance para a vida, superando os medos, dores, para que possa reescrever sua história da melhor maneira possível.
Confiram!
Dionizio Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário