quinta-feira, 10 de novembro de 2011

QUESTÕES DO CORAÇÃO.


RESENHAS 2011
LIVRO: QUESTÕES DO CORAÇÃO
AUTORA: EMILY GIFFIN
EDITORA: NOVO CONCEITO

@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Assim que observei o livro pela primeira vez, algo se fez marcante para que tivesse interesse em adquiri-lo. Com um título forte e atrativo Questões do Coração é uma obra da autora Emily Grifin que tive a oportunidade de conhecer sua literatura pela primeira vez, num livro que demonstra o quanto é difícil nos mantermos próximos das pessoas que mais amamos, o quanto somos felizes ao lado delas e muitas vezes nem percebemos. Infelizmente, só temos consciência do quanto somos amados, felizes, quando perdemos.
Na história da autora Emily o fator principal presente na obra é o poder do perdão e o quanto o amor pode ser sublime dando a oportunidade de sempre ser feliz.
Os personagens que acompanhamos durante a narrativa têm suas vidas traçadas, por causa de um acidente doméstico que coloca a vida de um garoto em risco.
Um casal que vive um relacionamento tranquilo, Tessa, uma dona de casa é casada com o cirurgião pediátrico chamado Nick e com dois filhos. Na correria do cotidiano agitado, a esposa por vezes se sente solitária pelo fato do marido trabalhar num ritmo incessante. Os outros personagens Valerie é uma advogada que tem um filho, Charlie. Solteira, sentirá na pele o quanto sofrimento materno requer muita energia para superar os momentos delicados.
Tudo começa quando Nick recebe uma ligação do plantão para que atenda um caso de extrema urgência tendo como um agravante se tratar de um caso de queimadura. Como já está bem acostumada com as diversas situações familiares em que o marido precisa sair, Tessa bastante compreensiva não fica chateada.
A criança que sofre acidente em que cai numa fogueira é Charlie, filho de Valerie que teve uma parte do rosto queimado e precisa rapidamente de atendimento. Com esse episódio a vida das duas famílias terão seus destinos traçados por um episódio desagradável, que acarretará em mudanças bruscas.
O doutor passa a cuidar do garoto tomando todos os procedimentos médicos necessários, para sua pronta recuperação. Na convivência com o garoto o médico passa a ter uma proximidade com Valerie que gradativamente colocará seu casamento e sentimentos em dúvida.
A estrutura do livro tem como característica marcante, que são apresentados os capítulos que se alternam, tendo visões das personagens, Tessa e Valerie, na qual o leitor tem conhecimento da óptica de cada uma sobre os acontecimentos da narrativa. Esse é um aspecto importante, pois Emily apresenta os argumentos de cada personagem, sem determinar o julgamento de valor, mas deixando para o leitor concluir para quem vai seu apoio.
Quando o leitor imagina que a história terá apenas o sofrimento do garoto para se recuperar das queimaduras como aspecto principal, a história dá uma reviravolta e começa tratar da questão de infidelidade. Confesso que foi surpreendente pelo fato de acreditar que as famílias se uniriam pelo problema que o garoto havia sofrido. Mas a aproximação do médico com a mãe de seu paciente levanta outras questões para serem refletidas como: a ética na medicina, a infidelidade, problemas com a rotina de um casal, o poder do perdão. Serão apresentados aos leitores numa narrativa imparcial que o leitor terá a possibilidade de tirar suas conclusões de quem realmente tem razão.
No momento em que o interesse mútuo se torna mais latente entre médico e mãe do paciente. Tessa sofrerá com suas dúvidas e incertezas que toda pessoa tem quando se suspeita da pessoa que mais ama. Mas como em todas as relações interpessoais os altos e baixos são inevitáveis e cabe a cada pessoa saber como contornar esses momentos tão complicados.
Um aspecto que é relevante para se refletir na sociedade sobre relacionamentos tem como pergunta principal: Quem ama trai?  Questionamento que merece ser levado em consideração que a história mostra que isso ocorre em qualquer família, relacionamento, que aparenta tranquilidade, mas que sofrerá com a destruição da confiança, por vezes dizimando com sentimentos nobres cada vez menores presentes na sociedade, o amor e o respeito com o próximo. Particularmente tenho certeza que  quem é infiel não sabe valorizar a pessoa que está do seu lado, mas por covardia tem medo de tomar uma atitude coerente e numa conversa, explicitar sua situação para que problemas maiores sejam evitados. Sempre a verdade é o melhor caminho!
Também com o decorrer da narrativa o leitor percebe o quanto o encantamento facilita para que tais condutas aconteçam. Porém, a aventura vivida pelo médico com Valerie, não foi o bastante para que Nick resolvesse tomar uma atitude e ficar com ela.
 Precisou que uma amiga de Tessa visse uma situação estranha para que comunicasse a sua amiga da possibilidade de uma traição de seu marido. (Creio que relacionamentos também sejam destruídos por “amigos” que por vezes acabam se envolvendo em questões que não são de sua conta. Não estou defendendo o médico, mas sou totalmente contra as pessoas fofoqueiras que vivem em função da vida do outro.)
Inclusive uma questão que Emily deixou bem definida é de sua visão da mulher moderna, com opinião, destemida, tendo personalidade para tomar as decisões que são de melhores para todos. E foi o que Tessa fez numa conversa franca tanto com o marido, como a sula algoz, Valerie.  Toma as rédeas da situação, dando um ponto final no caso constrangedor de infidelidade do marido.
Mas o final surpreendente deixa o leitor orgulhoso da decisão que o casal toma após um tempo em que viveram separados.
Certamente é uma lição de vida em que se comprova o quanto o tempo é fator para que se cicatrizem as feridas do destino. O quanto devemos amar e cuidar das pessoas que nos fazem  verdadeiramente felizes.
Vale a pena conferir!
Dionizio Netto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário