domingo, 6 de novembro de 2011

O MELHOR LIVRO DE TODOS OS TEMPOS.


RESENHAS 2011
LIVRO: UM AMOR PARA RECORDAR
AUTTOR: NICHOLAS SPARKS
EDITORA: NOVO CONCEITO

@@@@@@@@@@@
Quando se fala em histórias de amor contemporâneo o nome de Nicholas Sparks não  deixa de ser citado. Pois o autor a cada livro lançado sempre consegue tocar todos os sentimentos dos leitores, tratando do tema amor dentre as diversas formas existentes. Dessa forma consegue em suas obras conquistar tantos fãs no mundo todo, não só na literatura, mas como também no ramo cinematográfico com adaptações memoráveis. Autor de livros conhecidos e com histórias tocantes, como: Um amor para recordar, A última música, Querido Jhon, Diários de uma paixão. Apenas comprova o quanto competente e dono de sucessos históricos que sensibilizam a todos que tem contato com suas obras.
O livro que há muito tempo procurava ter uma oportunidade de lê-lo, finalmente consegui. Após assistir muitas vezes o filme e como um bom mortal e sincero, confesso que sempre me emociono com o enredo. A história de que estou ainda absorto da riqueza literária e na forma de como o amor pode realmente fazer milagres, tem como título forte tanto no cinema, quanto no ramo literário com uma vendagem invejável de 5 milhões de livros vendidos: Um amor para recordar.
O livro publicado pela Editora Novo Conceito que tem como marca fundamental ter autores e obras que são sucessos mundiais. Destaca-se também o excelente material gráfico tanto no trabalho primoroso com a capa de seus livros, mas como também a qualidade do papel, são provas de quanto à editora tem uma seriedade no ramo da leitura que a cada dia ganha mais adeptos no Brasil.
A história ocorrida no ano de 1958, na cidade Beaufort, Carolina do Norte. Conta uma história de amor que nem o tempo é capaz de apagar as boas recordações vividas. Tendo como personagens principais Landon Carter e Jamie Sullivan, que viverão uma história de amor que comprovará que um sentimento pode provocar verdadeiras mudanças, mesmo tendo um final trágico.
Tudo começa quando o jovem rebelde Landon resolve escrever-se num curso de teatro contrariando toda a cultura do meio em que faz parte, para que assim tivesse a chance de se apresentar no fim de ano. Porém como sempre foi uma pessoa problemática, nunca teve uma boa relação com o pai, que sempre ausente não soube dar atenção necessária para um filho. Nisso a proximidade na vida acadêmica, força que tenha que estar participando de algum movimento na escola e assim conste no seu histórico escolar. Mesmo contrariando a sua própria vontade, resolve tanto frequentar as aulas de teatro da senhora Garner, como se candidatar a presidente do grêmio estudantil. A partir dessa sua decisão sua vida nunca mais seria a mesma.
Já Jamie Sullivan, filha única, criada pelo pai Hegbert, por toda sua vida viveu como uma jovem solitária, discreta, inteligente, mas sempre com uma Bíblia nas mãos, pois tinha no livro uma recordação de um presente que sua mãe a deixou antes de morrer nas complicações no parto. Guardava um segredo que fez ainda mais ser prestativa e ajudar o próximo o que verdadeiramente sentia como necessidade pessoal
A vida dos jovens serão traçadas de maneira mais intensa, quando no baile ocorrido na cidade, Landon se depara com a dificuldade de não ter uma companhia para ir à festa. Desesperado com a possibilidade de não encontrar seu par, recorre então a Jamie que por anos passou quase que imperceptível e agora seria sua salvação.
Reunindo coragem para convidá-la para o baile de forma alguma imaginaria que esse pedido mostraria a mais sublime história de amor. Num primeiro contato a garota demonstra toda surpresa, mas acaba cedendo o pedido. A festa não poderia ter sido melhor.
Com o passar dos dias tanto nos ensaios, como nas conversas a relação foi ficando mais intensa. De cara Jamie alerta: “Não se apaixone!” Mas London não leva a sério essa possibilidade.
O destino dos jovens que para sempre estaria marcado pelas chamas do amor. London se vê cada vez mais apaixonado e faz de tudo para conquistar sua amada. Porém, cada pessoa tem uma missão na terra... Jamie guarda um segredo que colocará em jogo amor dos dois. Infelizmente o segredo que colocará o amor de London a prova e mostrará como a vida impõem dificuldades para ser superadas. Mas no caso de sua amada, o pedido que havia feito para que não se apaixonasse tem um motivo: a garota foi diagnosticada com Leucemia. O autor
Após a descoberta do segredo, Landon se vê desesperado na possibilidade de perder o amor de Jamie. Nisso começa o sofrimento do casal para que possa ser um amor verdadeiramente inesquecível. Com apenas alguns meses de vida London, tenta ao máximo viver ao lado da amada. Nessa parte do livro, sem dúvida é bem complicado segurar as lágrimas. Pois uma frase dita no filme resume bem todo o sentimentalismo que Nicholas passa em Um Amor Para Recordar: “NOSSO AMOR É COMO O VENTO, NÃO POSSO VÊ-LO, MAS POSSO SENTI-LO!”.
Um livro que deixa todos completamente comovidos do poder que essa obra tem nas vidas das pessoas. Pois tanto no filme, como no livro, torna-se difícil não se emocionar. Sem dúvida alguma, Nicholas Sparks tem o dom escrever sobre o amor de uma forma tão diversificada, mas sempre trazendo uma verdadeira lição de vida.
Sucesso no mundo todo Nicholas Sparks é uma dos escritores mais influentes do século XXI pelo poder de suas obras literárias surpreendentes tratando de um tema cada vez mais distante no meio social que é o amor. Posso garantir que é um dos livros mais emocionantes que tive a oportunidade de ler.
Confiram!
Dionizio Netto

Um comentário:

  1. oi dionísio parabéns feliz aniversario beijos sua aluna mais inteligente Ana Cristine

    ResponderExcluir