sábado, 12 de novembro de 2011

O LEITOR INDICA.


RESENHAS 2011
LIVRO: A ILHA PERDIDA
AUTORA: MARIA JOSÉ DUPRÉ
EDITORA: ÁTICA
DICA DO LEITOR (A): MARIA CLARA
@@@@@@@@@@
O blog O Leitor Universal visando trazer meios interativos para o público que visita esse espaço dedicado à leitura. Trará posts dedicados aos pedidos dos leitores universais sobre livros que gostariam de ver resenhados e assim contribuindo com sua divulgação. O Leitor Indica tem como intuito promover uma maior interação dos leitores colocando os posts semanalmente com uma obra indicada por vocês, leitores universais.
Para ter seu pedido publicado, basta apenas mandar um e-mail para o endereço eletrônico oficial do blog: oleitoruniversal@yahoo.com.br  ou mesmo fazer um comentário no próprio blog. Sua participação é fundamental!
  A primeira leitora selecionada foi a estudante Maria Clara, que estuda na escola PJR. A leitura faz parte de sua vida e de maneira consciente seus pais contribuem para que esse grandioso hábito se desenvolva cada dia mais. Com sua caixa repleta de livros, a estudante indica um livro que mais adorou, A Ilha Perdida, literatura infanto- juvenil, escrito pela excepcional Maria José Dupré, publicado pela editora Ática.
O livro conta a história de dois garotos bem espertos que resolvem descobrir pessoalmente os mistérios que estão por detrás da ilha. O que contribuem para que a curiosidade de Eduardo e Henrique, resolvem sozinhos, conhecerem de perto o que de tão sombrio tem naquele local.
 A bordo de uma canoa os amigos saem escondidos de todos, para que assim possam desbravar a ilha com maior tranquilidade. Porém, a dupla não pensava que fatos estranhos  fossem acontecer, contrariando as expectativas de um passeio prazeroso, para momentos de extremo medo e aflição.
Assim que chegam na ilha, percebem que a tranquilidade é estabelecida, mas situações embaraçosas irão acontecer: árvores que saem fumaças, o sol que desaparece rápido, o rio que parece roncar, o desencontro dos dois amigos, fome e sede. São alguns das situações que a dupla viverá durante toda a narrativa
 Durante toda a história tem um ritmo que de cara deixa o público infanto-juvenil bem apreensivo sobre o que irá acontecer nessa ilha misteriosa.
No momento em que os amigos se perdem, Henrique, se encontra com um homem chamado Simão, que de início a desconfiança se faz presente justamente pela sua aparência física (ser barbado e usar pouca roupa). Mas o garoto percebe o quanto sua visão estava enganada, pelo simples fato de que a convivência com um homem solitário, aprendendo a viver na natureza de maneira consciente, mesmo tendo tentado fugir algumas vezes de Simão. Com o passar do tempo, o garoto nota o quanto os animais respeitam o homem solitário sendo como verdadeiros amigos.
Quando os jovens se reencontram finalmente conseguem retornar para a Fazenda onde moram, para alívio de seus padrinhos e conhecidos. Ao contar para as pessoas as situações vividas naquela ilha. Resolvem com outras pessoas, retornar a ilha para que  provem tudo aquilo que haviam dito. Infelizmente nada de estranho acontece. Mas tanto para Henrique como para Eduardo valeu a pena ter vivido essas experiências, muitas delas com boas doses de medo. Certamente os garotos jamais esquecerão.
Confiram!
Dionizio Netto

 

 

Um comentário: