sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CONHECENDO UM POUCO DO POVO PORTUGUÊS!



RESENHAS 2011
LIVRO: CONTOS DA MONTANHA
AUTOR: MIGUEL TORGA
EDITORA: NOVA FRONTEIRA
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
A leitura proporciona uma gama de benefícios, para quem possui o hábito saudável de viajar pelas experiências que tal atividade apresenta, além de ser um fator determinante para que possamos conhecer as singularidades culturais existentes, sem precisar sair de casa.

No livro Contos da Montanha o escritor português Miguel Torga apresenta uma coletânea de textos que relatam fatos acontecidos com um país que tem muitas coisas parecidas tanto no aspecto cultural como no social. O país em que apresenta suas narrativas tem foco no cotidiano de Portugal. Apresentando traços culturais que estreitam um pouco o conhecimento sobre questões referentes: posturas, dialetos, vocabulário, modo de vida. São fatores que são repassados aos leitores de aspectos do povo português mais regionalista, agrários, mas que não fogem das múltiplas realidades presentes na sociedade.
Ao afirmar que o leitor logo se identifica com o traço cultural do povo português tem ligação direta no modo de vida simplório do povo brasileiro que traz o interesse pelas narrativas curtas que são apresentadas tendo diferentes assuntos: amor infinito fraterno, roubos, questões afetivas, justiça, poligamia. Darão aos leitores uma noção de como o povo português tem muitas características iguais ao povo brasileiro, por ser uma noção acolhedora, batalhadora, o autor sintetiza nas suas narrativas aspectos curiosos dando assim a possibilidade de acessibilidade de informações da nossa pátria mãe, Portugal. São histórias bem interessantes que trazem questões simplórias do próprio cotidiano como: A Maria Lionça, Amor, Inimigas, Justiça, O Castigo, O Pé Tolo.
Um bom leitor tem a oportunidade de numa única leitura, poder viajar diversos quilômetros sem sair de casa tendo a oportunidade de conhecer um pouco da cultura do povo português agrário e assim ampliando o sua visão junto com conhecimento de mundo.
Confiram!
Dionizio Netto
Twitter: www.twitter.com/diohreal

Nenhum comentário:

Postar um comentário