quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PARA OS FÃS DE UM BOM MISTÉRIO...


RESENHAS 2011
LIVRO: OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM
AUTORA: AGATHA CHRISTIE
EDITORA: NOVA FRONTEIRA
TRADUÇÃO: NEWTON GOLDMAN
@@@@@@@@@@@@
Após um recesso de uma semana nos trabalhos do espaço dedicado à leitura. O BLOG O LEITOR UNIVERSAL volta com tudo nesse fim de ano. Nada mais justo que trazer uma resenha de uma das minhas autoras prediletas que trazem grandes mistérios para que os leitores universais tentem solucioná-los e assim fazer da obra uma mistura de sensações.
No livro Os Elefantes Não Esquecem a mundialmente conhecida, Agatha Christie, traz uma história que gira em torno de duas mortes em um penhasco que por causa das investigações o inquérito conclui sendo um caso de homicídio seguido de suicídio. A personagem principal da obra sra. Oliver junto com o famoso Hercule Poirot tentam desvendar os segredos que há por trás da morte do casal, Molly Preston Grey e Alistair Ravenscort.
A sra. Oliver um escritora conhecida pelo sucesso de suas obras, resolve ir a um almoço com outros escritores para ser homenageada por sua contribuição a literatura. Mas pelo fato do assédio dos fãs esses eventos provocam contatos com os leitores que por vezes repetem as mesmas frases: “Adoro o seu livro!” Deixando a escritora sem jeito. No decorrer desse almoço a sra. Oliver é abordada por uma desconhecida que fará uma pergunta bastante intrigante. Com o nome de Burton-Cox começará a interrogá-la sobre questões além de sua literatura, fazendo perguntas de cunho pessoal.  O questionamento que desembocará numa busca por solucionar um crime tem relação com um possível grau de parentesco de uma possível afilhada chamada, Célia. Com a afirmação de que tinha um parente com esse nome, mas não a via fazia muitos anos. Então, Burton explica que seus pais foram encontrados mortos e que o crime não teve um esclarecimento contundente, deixando assim a sra. Oliver com bastante curiosa.
Com o interesse tanto de reencontrar com sua afilhada e de saber o que realmente aconteceu, resolve entrar em contato com o detetive que é seu amigo para que ajude a descobrir mais fatos sobre o caso, seu nome é Hercule Poirot. Um excelente parceiro para que consiga a busca pela verdade.
Na parceria com outros investigadores serão necessárias várias estratégias para que consigam solucionar o caso. Mas como toda obra, o final sempre reserva um  desfecho surpreendente.  Será que houve homicídio seguido por suicídio? O caso nada mais é que um duplo assassinato? Se for realmente assassinato quem é o assassino?  O que posso garantir que o final é de deixar qualquer um absorto, como característica marcante na literatura de Agatha o fator surpresa quebra com qualquer caráter óbvio dos casos.
Na obra de Agatha Christie algumas caraterísticas são bem comuns que auxiliam no interesse do leitor por suas histórias. O primeiro destaque são os enredos sempre estando envoltos de mistérios que verdadeiramente prendem os leitores para que descubram as soluções dos casos propostos, dando o fator surpresa nos finais dos livros. Outra caraterística bem marcante é a presença de inúmeros personagens ligados nas narrativas, para que assim possa ter mais possibilidades de possíveis suspeitos às autorias dos crimes. São elementos importantes de sua literatura reconhecidos mundialmente pelo seu poder de envolver o leitor para que se sinta um verdadeiro detetive estimulando o poder de investigação.
Dionizio Netto
Twitter: www.twitter.com/diohreal

Nenhum comentário:

Postar um comentário