terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O HOMEM QUE MATOU GETÚLIO VARGAS.

RESENHAS 2011
LIVRO: O HOMEM QUE CALCULAVA
AUTOR: JÔ SOARES
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

 Jô Soares é conhecido por todo o Brasil como um excelente humorista, magistral entrevistador, mas a grande maioria do público não conhece o lado escritor do artista. Com o livro O Homem que matou Getúlio Vargas uma biografia que envolve fatos históricos reais com boas doses de ficção, dando ao enredo um tempero a mais para o leitor que ficará curioso para saber o que acontecerá.
O personagem principal é Dimitri Borja Korozec filho de uma brasileira e um pai sérvio, resolve entrar num grupo que vai do homicídio ao terrorismo chamado, Mão Negra. A partir dessa decisão que aconteceu ainda jovem, acarretaria numa série de aventuras e missões que tentaria concretizá-las, mas se não fosse por um fator importante para consiga alcançar o êxito: ser bastante desastrado.
O que não deixa de ser uma crítica há alguns “heróis” da nossa sociedade atual. Dimitri passa por momentos históricos como: as guerras balcânicas, a vitória dos Bolcheviques, a ditadura militar, o New Deal, a prisão de Olga e Prestes, promulgação do estado novo. Demonstram uma verdadeira aula de história ao ler a obra que conta também com um excelente trabalho de pesquisa, pois mesmo se tratando de uma biografia-ficção a essência das informações verídicas são essenciais para o decorrer da narrativa. Certamente o autor usa boa dose de licença poética para dar mais emoção nas aventuras de Dimitri.
Um bom exemplo de sua distração acontece quando o jovem tenta usar seus conhecimentos que adquiriu sobre venenos, para tentar matar Jean Javres com uma bala recheada com a substância. Porém seu descuido é tamanho que bem no momento em que tenta colocar seu plano em prática, acontece uma briga e Dimitri acaba que come a própria armadilha. Só que o pior ainda estava por vir. No hospital ainda um pouco debilitado tenta fugir e acaba que desmaia no quarto. Nisso os enfermeiros levam o jovem para uma cirurgia de retirada dos rins. Com um exemplo desses, vocês leitores universais podem esperar mais momentos embaraçosos desse agente trapalhão.
Durante as viagens para cumprir suas missões, Dimitri teve contato com personalidades expressivas no cenário mundial. Contatos com: Mata Hari, Picasso, Getúlio Vargas, Graciliano Ramos, Marie Curie. Sempre aprendendo algo numa vivência por vezes harmônica. Sem contar nas diversas situações que viverá no período em que viaja por diversos lugares para realizar suas missões. Mas ao descobrir que no Brasil possui um tio que é um ditador, sendo um personagem importante na História do Brasil: Getúlio Vargas. Fica totalmente obcecado em tentar matá-lo. Pois o fato que se tem conhecimento sobre sua morte seria a versão de suicídio do líder político. Isso é um dos objetivos de Jô Soares de abordar outra possibilidade da morte de Getúlio numa obra de ficção. Mas será que Dimitri continuará sendo desastrado? Conseguirá realizar sua última missão?
Garanto que você leitor terá um grande surpresa!
Confiram!
DIONIZIO NETTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário