sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MACHADO DE ASSIS.

RESENHAS 2011
LIVRO: HELENA
AUTOR: MACHADO DE ASSIS
EDITORA: ABC EDITORA
COLABORAÇÃO: VERA MORAES
@@@@@@@@@@@@@@@@@
Machado de Assis é o escritor mais importante da literatura brasileira que deu um novo panorama cultural, por tratar de questões problemáticas da época. O legado literário é algo imensurável tendo obras como: Dom Casmurro (1899) Quincas Borba (1891) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). São alguns dos grandes sucessos escritos e sem dúvida de uma grandeza incontestável.
O livro que tem a personagem principal uma mulher, Helena (1876) traz uma história centrada na relação afetiva de dois “irmãos”, Estácio e Helena, tendo seus destinos traçados após a leitura de um testamento, na qual seu pai afirma ter uma filha fruto de uma relação.  A partir desse fato, a vida da jovem mudará drasticamente, mesmo sabendo que não é filha de Conselheiro do Vale que morre no início da narrativa, pensando realmente que tem uma filha e assim mantém o segredo obscuro.
Para a família a descoberta de uma nova herdeira causa nos primeiros contatos uma relação extremamente fria, por Dona Úrsula não simpatizar com a nova “agregada”. Mas Estácio logo sente que Helena é uma jovem do bem e começa a ter um convívio harmônico saudáveis de irmãos.
Com o passar do tempo, a simples relação de irmandade começa gradativamente se modificar para um lado afetivo de interesse mútuo. Porém, a narrativa tem uma reviravolta quando a jovem apoia seu irmão a casar, abrindo mão do amor proibido que secretamente sente por ele.

Outro fator que distância um pouco a sua convivência, trazendo uma turbulência. Se dá quando Estácio junto com Melchior descobrem que Helena todo o dia bem cedo visita um senhor misterioso chamado Salvador. Numa conversa emocionante e um relato mais do que sincero, descobrem a verdade sobre a vida da garota. Um verdadeiro baque, pois Helena sabe da farsa e permanece mantendo a mentira. Ambos ficam emocionados, só que ao mesmo tempo decepcionados com a atitude da falsa herdeira. Arrependida, envergonhada, numa conversa reveladora, a jovem consegue o perdão de sua “família”. E assim não sendo irmãos poderiam assumir o amor que tomou conta de cada um, mas pelo grau de parentesco, o sentimento teria que ficar reprimido. O destino provoca uma verdadeira tragédia que impede que a história do casal possa realmente  acontecer. 
Na obra Machadiana algumas características expressas no questionário no final do livro que merecem destaque:Idealização feminina na estética. Narrador onisciente. Dualidade do falso x verdadeiro e aparência x essência. Ambição do homem (ascensão social). Uso de cartas, bilhetes, testamentos que conduzem à narrativa.

Um clássico da literatura brasileira que retratam as características presentes no período que foi escrito. Promovendo ao leitor o conhecimento estético de uma linguagem mais densa.
Confiram!
Dionizio Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário